Sandra Monteiro
 Natal - O plantio do arroz vermelho orgânico, cultivado há cerca de três meses no Vale do Apodi, no Rio Grande do Norte, será expandido para outros municípios da região. A qualidade dos grãos e a boa adaptação ao solo contribuíram para que o plantio das variedades MNA 901 e MNA 902 seja ampliado. O projeto, desenvolvido com apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte, foi realizado em fase experimental no assentamento Lagoa do Saco, no município de Felipe Guerra.O aumento das áreas plantadas permitirá que, pela primeira vez no Brasil, as duas variedades cheguem ao consumidor. “Diante das características apresentadas, vamos aumentar o raio de implantação das novas variedades, que devem fazer o diferencial na produção estadual”, destaca Lecy Gadelha, gestor do Projeto Arroz do Vale do Apodi.
Mercado consumidor
O desafio agora será estimular o consumo interno do produto. Grande parte da produção do Vale do Apodi é destinada aos estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco. O arroz vermelho de Felipe Guerra será apresentado durante a Festa do Boi, que acontecerá de 8 a 15 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. O projeto é uma parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e a Embrapa Meio Norte, de Teresina (PI), responsável por fornecer as sementes.
Desde 2008, as 17 famílias produtoras de arroz vermelho do Assentamento Lagoa do Saco recebem assessoria e orientação do Sebrae. As capacitações renderam aos produtores a conquista da certificação em Produção Orgânica, como Organismo de Controle Social – Venda Direta, concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no ano passado.
Serviço
Sebrae no Rio Grande do Norte
(84) 3616.7910 - www.rn.agenciasebrae.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário