segunda-feira, 17 de outubro de 2011

RN leva novas variedades de arroz ao consumidor

Análises comprovam que os tipos MNA 901 e MNA 902 têm boa qualidade e produtividade.

Sandra Monteiro

Natal - O plantio do arroz vermelho orgânico, cultivado há cerca de três meses no Vale do Apodi, no Rio Grande do Norte, será expandido para outros municípios da região. A qualidade dos grãos e a boa adaptação ao solo contribuíram para que o plantio das variedades MNA 901 e MNA 902 seja ampliado. O projeto, desenvolvido com apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte, foi realizado em fase experimental no assentamento Lagoa do Saco, no município de Felipe Guerra.

O aumento das áreas plantadas permitirá que, pela primeira vez no Brasil, as duas variedades cheguem ao consumidor. “Diante das características apresentadas, vamos aumentar o raio de implantação das novas variedades, que devem fazer o diferencial na produção estadual”, destaca Lecy Gadelha, gestor do Projeto Arroz do Vale do Apodi.

Mercado consumidor

O desafio agora será estimular o consumo interno do produto. Grande parte da produção do Vale do Apodi é destinada aos estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco. O arroz vermelho de Felipe Guerra será apresentado durante a Festa do Boi, que acontecerá de 8 a 15 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. O projeto é uma parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e a Embrapa Meio Norte, de Teresina (PI), responsável por fornecer as sementes.

Desde 2008, as 17 famílias produtoras de arroz vermelho do Assentamento Lagoa do Saco recebem assessoria e orientação do Sebrae. As capacitações renderam aos produtores a conquista da certificação em Produção Orgânica, como Organismo de Controle Social – Venda Direta, concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no ano passado.

Serviço
Sebrae no Rio Grande do Norte
(84) 3616.7910 - www.rn.agenciasebrae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário