quinta-feira, 9 de julho de 2009

SAPE inicia reuniões sobre a garantia de safra 2009/2010

O secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), Francisco das Chagas Azevedo, determinou a Coordenaria de Organização Rural, responsável pelo seguro Garantia Safra que realizasse reuniões nos municípios pólos do Estado com intuito de implementar a divulgação do seguro.

As reuniões com dirigentes sindicais, agricultores familiares e prefeitos começou por Currais Novos na semana passada e será reiniciada nesta terça feira, 14, com encontros nos municípios pólos de Mossoró, pela manhã e Assu, a tarde.

Em Mossoró, a reunião está marcada para ser aberta às 09hs no auditório da Universidade Federal do Semi-árido (UFERSA) e em Assu, a partir das 14hs, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Em Mossoró estarão reunidos representantes dos municípios, além da sede, de Baraúna, Serra do Mel, Grosso e Tibau enquanto que em Assu vão estar presentes representantes de Alto dos Rodrigues, Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá, Pendência e Porto do Mangue.

Francisco das Chagas disse que, no dia 15, a equipe vai estar em Apodi, também no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para encontro com os representantes dos agricultores e prefeituras dos municípios de Apodi, Campo Grande, Governador Dix-sept Rosado, Rodolfo Fernandes e Upanema, a partir das 09hoo.

No dia seguinte, 16, será a vez de explicar o programa aos representantes dos municípios de Frutuoso Gomes, João Dias, Lucrecia, Martins, Janduís, Messias Targino, Patu e Rafael Godeiro, a partir das 09hs, na Diaconia em Umarizal.

O grupo da Coordenadoria de Organização Rural encerra os encontros sobre o Garantia Safra na região do Alto Oeste com o encontro na Câmara Municipal de Rafael Fernandes, no dia 17, a partir das 09h00, onde deverão estar presentes os representantes dos municípios de Francisco Dantas, Luís Gomes, Pilões, São Francisco do Oeste e Venha Ver.

Francisco das Chagas ressaltou que o Governo de Vilma de Faria já fez adesão ao programa para a safra 2008/2009 e que as prefeituras e os agricultores precisam fazer também essa adesão.

Para que se tenha uma idéia, as prefeituras juntamente com as entidades representativas dos agricultores familiares solicitaram 41.930 cotas, enquanto que o número de cotas disponibilizadas pelo Governo Federal para o Rio Grande do Norte são de 25 mil. No entanto, a coordenação espera ainda uma definição de possíveis sobras de outros estados que poderão ser remanejadas com intuito de atender aos agricultores norte-riograndenses.

Francisco das Chagas lembrou ainda que, se forem apenas as 25 mil cotas, o Governo do Vilma de Faria vai investir 800 mil reais, as prefeituras 400 mil reais e os agricultores 150 mil reais.

Isto porque para cada agricultor familiar que aderir ao seguro o Governo Estadual paga 36 reais a prefeitura municipal, 18 reais o agricultor e o Governo Federal com 144 reais. Se o agricultor vier a perder sua safra ele vai receber, a partir do próximo ano, 600 reais divididos em 4 parcelas de 150 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário