quinta-feira, 2 de julho de 2009

Cooperativa apodiense participa de experiência piloto no nordeste de produção de algodão orgânico.



Começou hoje, um encontro dos produtores de algodão orgânico acompanhado pelo Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) dos territórios: Sertão do Apodi, Território do Pajeú em Pernambuco e Território do Cariri Paraibano.


O evento acontece na Churrascaria e Hotel Apodi e se estende até a sexta feira, dia 03 de julho, com uma visita nas áreas plantadas.


O projeto é também acompanhado pela ICCO - Cooperação Holandesa, e na oportunidade os agricultores recebem acompanhamento técnico e o aporte financeiro para fazer certificação orgânica via IBD, o grupo de apoio é composto de 30 produtores dos PA's: Sítio do Góis e Tabuleiro Grande, que já estão produzindo.


A COOPAPI - Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável - que tem sócios nessas áreas, está inserida no projeto para contribuir com a comercialização da pluma do algodão, pois nesse primeiro momento a maquina para retirar a pluma será da EMBRAPA algodão de Campina Grande e o beneficiamento será no próprio assentamento.


A perspectiva para o próximo ano é que o projeto possa financiar uma máquina para beneficiamento e trabalhar também a fiação do algodão.


Neste ano, a COOPAPI irá comercializar a produção da pluma para uma empresa francesa que produz tênis a base de algodão, e os caroços serão utilizados como semente para o próximo ano ou serão vendidas outras empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário