Começou hoje, um encontro dos produtores de algodão orgânico acompanhado pelo Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) dos territórios: Sertão do Apodi, Território do Pajeú em Pernambuco e Território do Cariri Paraibano.
O evento acontece na Churrascaria e Hotel Apodi e se estende até a sexta feira, dia 03 de julho, com uma visita nas áreas plantadas.
O projeto é também acompanhado pela ICCO - Cooperação Holandesa, e na oportunidade os agricultores recebem acompanhamento técnico e o aporte financeiro para fazer certificação orgânica via IBD, o grupo de apoio é composto de 30 produtores dos PA's: Sítio do Góis e Tabuleiro Grande, que já estão produzindo.
A COOPAPI - Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável - que tem sócios nessas áreas, está inserida no projeto para contribuir com a comercialização da pluma do algodão, pois nesse primeiro momento a maquina para retirar a pluma será da EMBRAPA algodão de Campina Grande e o beneficiamento será no próprio assentamento.
A perspectiva para o próximo ano é que o projeto possa financiar uma máquina para beneficiamento e trabalhar também a fiação do algodão.
Neste ano, a COOPAPI irá comercializar a produção da pluma para uma empresa francesa que produz tênis a base de algodão, e os caroços serão utilizados como semente para o próximo ano ou serão vendidas outras empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário