sexta-feira, 13 de março de 2009

[leia] Climatologista afirma que rigor do inverno terá início na próxima semana

Após a confirmação de que o ano de 2009 terá um inverno com o registro de boas chuvas, o Rio Grande do Norte vive em clima de expectativa com relação à chegada do período de maior intensidade das precipitações.

O período invernoso em andamento desde o fim do mês de fevereiro, com o registro de boas chuvas em praticamente todo o Estado, deve entrar num novo ritmo a partir da segunda quinzena deste mês.

A afirmação parte do climatologista José Espínola Sobrinho, dos quadros da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), um dos maiores especialista no assunto do País.

Segundo Espínola, durante o encontro de climatologistas realizado em Natal no fim de fevereiro, foi estipulado que o período de chuvas mais intenso deverá ocorrer de 15 de março a 15 de abril.
"Passamos por um intervalo de veranico nos últimos dias, mas a tendência é de que as chuvas se intensifiquem. O aquecimento das águas do oceano Atlântico mostra que as chuvas devem entrar num novo ritmo. Para este período está prevista uma frequência de chuvas mais intensa", destaca o climatologista.

A afirmação de José Espínola reforça a necessidade de adoção de ações preventivas para evitar transtornos com o registro de novas enchentes.

Com os principais reservatórios do Estado praticamente cheios a expectativa se volta para um cenário de alagamento mais intenso do que os registrados em 2008.

Para tal, a Secretaria de Recursos Hídricos do Rio grande do Norte tem encaminhado a formação de Comissões de Defesa Civil que atuarão nas áreas de risco, principalmente nas regiões do Vale do Açu e Vale do Apodi.

Como forma de atenuar o risco de inundações na região, desde a última semana, as comportas da Barragem de Santa Cruz em Apodi foram abertas, como forma de liberação das reservas que estão se acumulando.

A partir do reforço na tese de que o período de chuvas deve entrar num novo ritmo nos próximos dias, a vazão das comportas foi elevada de 6% numa primeira etapa, para 20% no decorrer desta semana.
Fonte: O Mossoroense - 13/03/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário