sexta-feira, 13 de março de 2009

[leia] Agricultores familiares terão acesso à informática em mais 30 comunidades rurais

A Emater-RN vai capacitar 140 monitores/educadores, a partir do dia 30 deste mês, para atuar nas 70 Escolas de Inclusão Digital e Cidadania (EIDC) já instaladas em 62 municípios norte-rio-grandenses. Até o final do mês de abril mais 30 unidades, totalizando 100, serão inauguradas. O projeto é realizado pelo Governo do Estado, executado pela Emater-RN, em parceria com os Ministérios da Educação, da Ciência e Tecnologia, Secretaria Estadual e Educação, prefeituras municipais e a empresa Microsoft.

Segundo o coordenador do projeto, Denilton Oliveira, finalidade é incluir os agricultores familiares no mundo da informática, possibilitando a essa clientela a aquisição de documentos, acesso às novas tecnologias, bem como realizar negócios sempre com assessoramento da equipe de extensionistas rurais da Emater-RN. Cada escola digital dispõe de equipamentos que permitem a conexão com o mundo virtual, facilitando o acesso do homem do campo e seus familiares às novas tecnologias.

Denilton Oliveira esclarece que mais de 23 mil atendimentos foram realizados, apenas com os cursos de informática básica, havendo uma previsão de mais 17 mil até o final do ano. Sob orientação dos técnicos da Emater-RN os agricultores familiares, e outros segmentos da sociedade, é possível a realização de cursos de informática básica, acesso livre à Internet, oficinas diversas, palestras sobre saúde pública e agendamento de serviços e solicitação de benefícios junto ao INSS e outros.

Capacitação – Os 140 monitores/educadores que vão participar do treinamento são divididos em três turmas de 40 pessoas. As aulas acontecerão no Centro de Treinamento da Emater-RN (Centern), no município de São José de Mipíbu, a partir do dia 30 deste mês prosseguindo até o início de maio.
Fonte: Emater-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário