terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Curso mostra como piscicultura pode gerar renda

Treinamento será realizado no município piauiense de Palmeirais e vai oferecer informações importantes para quem quer desenvolver atividade

Antônia Pessoa

Teresina - O Sebrae no Piauí, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), realiza de sexta (4) a domingo (6) um curso de Piscicultura Básica em Palmeirais, cidade localizada a 108 quilômetros ao sul de Teresina.

Durante o curso, que acontecerá na sede da Associação dos Trabalhadores do Assentamento Barreirinha, na zona rural daquela cidade, serão abordados temas como condições necessárias à prática da piscicultura, espécies cultivadas, ecologia, preparação de viveiros e qualidade da água.

O treinamento, com duração de 24 horas, será ministrado pelo engenheiro agrônomo João Rodrigues de Azevedo Filho e se divide em aulas práticas e teóricas. A capacitação foi uma demanda dos produtores ligados à Associação dos Trabalhadores do Assentamento Barreirinha, que estão em busca de mais informação e conhecimento sobre piscicultura.

Capacidade de produção

A Associação dos Trabalhadores do Assentamento Barreirinha possui uma área de quase 10 mil metros quadrados de tanques construídos e tem grande potencial para criação de peixes. Com a estrutura já existente, a capacidade de produção de pescado na localidade é de 12 mil quilos por ano, o que deve gerar faturamento bruto em torno de R$ 60 mil.

“Pretendemos dinamizar a piscicultura na região, repassando as modernas técnicas de produção de peixes em viveiros escavados. A intenção é fazer com que a produtividade aumente e a qualidade do pescado melhore, para proporcionar um padrão de vida mais elevado às 15 famílias envolvidas no processo”, explica o gerente de Atendimento Coletivo - Agronegócios do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda.

Outros cursos estão previstos para acontecer em Palmeirais, promovidos pelo Sebrae no Piauí. Os treinamentos em Associativismo e Gestão Ambiental serão realizados ainda no primeiro semestre de 2011.

Saiba como o Sebrae atua na área de aquicultura e pesca.

Serviço:

Mais informações sobre os cursos do Sebrae no Piauí na área de Piscicultura podem ser obtidas na Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios, localizada no 1º andar do prédio da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046, Centro, ou pelo telefone (86) 3216-1388.

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325

Nenhum comentário:

Postar um comentário