Cerca de 270 toneladas de arroz beneficiado em Tocantins devem ser transferidas pela Superintendência Regional da Conab, na próxima semana, para os estados do CE, BA, MA, PB, PE, PI. O produto se destina à comercialização da Refap (Rede de Fortalecimento do Comércio Familiar de Produtos Básicos), programa coordenado pela estatal.
Segundo o setor de Operações da regional no estado, o arroz é oriundo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que favorece a renda de pequenos agricultores familiares nas regiões atendidas. O processamento foi feito pela usina de beneficiamento de Formoso do Araguaia, do Tocantins, que passou por uma recuperação total no ano de 2009. A usina começou, então, a fazer o beneficiamento, empacotamento e a distribuição de arroz em casca, obtido diretamente dos agricultores familiares da região.
O objetivo da Refap é organizar em associações os pequenos varejistas de bairros periféricos e prepará-los para modernizar e fortalecer os seus negócios. Um dos atrativos deste sistema é a compra de produtos em condições mais vantajosas, permitindo maiores benefícios aos clientes e consumidores. (Raimundo Estevam, com Jullyana Pimenta /Estagiária-TO)
fonte: CONAB
Nenhum comentário:
Postar um comentário