quarta-feira, 7 de abril de 2010

Apodi tem 2.500 animais vacinados contra a peste suína



O rebanho suíno de Apodi está sendo vacinado contra a peste suína. O trabalho vem sendo executado pela prefeitura local, via Secretaria de Agricultura e Irrigação em parceria e Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn).

As doses foram adquiridas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sem ônus para o produtor.

A aplicação é feita exclusivamente pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), sob coordenação e supervisão técnica da Superintendência Federal de Agricultura.

A Prefeitura do Apodi tem mobilizado as comunidades rurais e cedido funcionários para auxiliar na campanha, numa coordenação do secretário Eron Costa.

Em Apodi, a imunização já atingiu 2.500 suínos de todo o perímetro rural. Em 2009, a campanha conseguiu vacina apenas 500 suínos.

Até 2012 a Prefeitura do Apodi pretende vacinar todo o rebanho de suíno do município formado por mais de 5.000 cabeças, atingindo assim a meta de 100%.

Imunização busca proteger rebanho suíno potiguar

A imunização faz parte da estratégia de continuar protegendo o rebanho suíno do Rio Grande do Norte que foi atingido no ano passado por um foco de peste suína clássica. Em razão disso, foi preciso sacrificar um grande número de animais em Mossoró e outras regiões do Estado.

“O nosso objetivo é que Apodi fique livre da Peste Suína Clássica, porque a Peste Suína Clássica (PSC), também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, é uma doença altamente contagiosa e frequentemente fatal dos suínos”, comentou Eron Costa, secretário de Agricultura de Apodi.

A Peste Suína Clássica (PSC) foi reconhecida pela primeira vez no século XIX e sua etiologia viral foi estabelecida no início do século XX. Atualmente, algumas das áreas ou países mais importantes na produção de suínos são livres de PSC, mas apesar dos esforços para sua erradicação, a doença permanece endêmica ou recorrente em outras áreas.

A PSC faz parte da lista A da OIE, o que significa que a doença é de notificação compulsória. Sob o ponto de vista econômico, esta é uma das doenças mais importantes, senão a mais importante dos suínos domésticos. A PSC é causada por um pequeno vírus RNA envelopado (40-60nm), pertencente ao gênero pestisvirus da família Flaviviridae. A infecção natural normalmente ocorre através da via oronasal, e o período de incubação típico varia de 7 a 10 dias, sendo mais curto em infecções experimentais.

fonte: ascom PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário