quinta-feira, 8 de abril de 2010

Agricultores recebem mudas de cajueiro



Apodi - Dentro do projeto de fortalecimento da agricultura no município de Apodi no Médio Oeste, 1a Prefeitura Municipal, via Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, deu início ontem (7) à distribuição de 5 mil mudas de cajueiro anão precoce, da variedade CC-P76, para pequenos produtores do município.
A parceria ainda envolve Secretaria Estadual de Agricultura e o Instituo de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN. Segundo o secretário de Agricultura de Apodi, Eron Costa, o cajueiro anão precoce enxertado CC-P76 tem produção precoce de ótima produtividade em relação a outras variedades, sendo o seu manejo fácil.
A prefeita Maria Gorete da Silveira Pinto esteve na Secretaria de Agricultura do Município e ao lado de coordenadores da secretaria e do secretário Eron Costa, fez a entrega de mudas a produtores rurais. O primeiro beneficiado foi o produtor rural Egídio Pinto Freire, da comunidade Nova Descoberta, no assentamento rural de Soledade na Chapada do Apodi.
O agricultor agradeceu as mudas. "Vou plantar em minhas terras e com a produção que estarei colhendo a partir de dois anos, eu vou melhorar a renda em minha propriedade", disse o produtor rural Egídio Pinto Freire.
Para a prefeita Gorete da Silveira Pinto (PMDB), estas mudas irão melhorar a renda das famílias. "Com zelo e cuidado, o produtor rural do nosso município poderá, a partir da produção do caju precoce, melhorar a sua renda através da produção de doces e geléias, bem como aproveitar o bom preço das castanhas no mercado melhorando substancialmente a renda familiar, além é claro, do consumo em sucos, que é muito nutritivo e rico em vitaminas", comentou entusiasmada a prefeita.
O secretário Eron Costa disse que esta ação valoriza o pequeno produtor rural. "Com a distribuição dessas mudas de cajueiro precoce aos pequenos produtores rurais em nosso município, estamos buscando a custo prazo melhorar a rendas dessas famílias, aumentando a sua produção", explica o secretário Eron Costa.
"Em primeiro plano, estamos distribuindo 2.600 mudas para a associação dos pequenos produtores da comunidade do Sítio Urbano e as mudas restantes serão distribuídas para outros pequenos produtores interessados", diz. Para receber as mudas de cajueiro precoce, o pequeno produtor rural deve estar cadastrado na Secretaria de Agricultura do Município.

fonte: JORNAL DE FATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário