O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é Melhoramento genético de peixes no Brasil. O programa vai ao ar dia 23 de setembro de 2011 pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9h30. E no dia 25, às 8 horas, pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet), com reprise no dia 28, às 9h10, e no dia 30, às 16 horas.
O melhoramento genético de espécies de peixes é um dos projetos componentes de estudo da rede de pesquisa Aquabrasil, que busca ampliar as bases tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da aquicultura no Brasil.
A pesquisadora Emiko Resende e um dos líderes técnicos da rede, o pesquisador Ricardo Ribeiro, falam sobre as tecnologias aplicadas ao melhoramento genético de peixes realizados atualmente no país e sobre a importância deste tipo de pesquisa para um maior, melhor e mais rápido desenvolvimento da aquicultura nacional.
No programa são apresentados os avanços obtidos até o momento com as espécies Tilápia, Tambaqui e Cachara. Após três anos, o projeto Aquabrasil tem obtido bons resultados e já tem tecnologias sendo transferidas para os produtores parceiros.
Segundo os pesquisadores, ao final do projeto, o objetivo é que os peixes melhorados geneticamente e alimentados com rações de baixo impacto ambiental e de maior valor nutricional, sejam mais resistentes a doenças e estresse, e que a adoção das boas práticas de manejo resultem em produtos de melhor qualidade nutritiva e sanitária com um padrão comercial competitivo de alto valor agregado e retorno econômico.
O Dia de Campo na TV sobre Melhoramento genético de peixes no Brasil é uma produção da Embrapa Pantanal (Corumbá -- MS) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília -- DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário