Borracha natural, arroz, umbu e babaçu, entre outras dez culturas, contam com bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar. A portaria foi publicada nesta quinta-feira, dia 9, no Diário Oficial da União.
A borracha natural, por exemplo, tem desconto de 45,71% no estado do Tocantins. Já o arroz longo fino em casca, tem bônus em 13 estados, como no Rio Grande do Sul, com 27,60%. Alguns produtos da sociobiodiversidade também contam com bônus este mês, como o açaí com 8,7% em Rondônia, e o pequi com 8,57% em Minas Gerais.
Os preços de mercado e o bônus de desconto referem-se ao mês de junho e têm validade para o período de 10 de junho a 9 de julho de 2011. O engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, Lineu Trindade Leal, explica como funciona o bônus que o agricultor familiar tem direito quando paga os financiamentos de custeio e investimento.
Sonora (Lineu Trindade Leal)
“A Conab faz um levantamento do custo de produção baseado nos financiamentos do Pronaf. Esse custo de produção tem validade anual e em avaliações mensais a Conab levanta o preço de mercado desses produtos. Com a diferença do preço de mercado e o custo de produção se dá o bônus do PGPAF”.
As 14 culturas são: açaí, arroz longo fino em casca, amêndoa de babaçu, borracha natural extrativista, cebola, feijão, mangaba, pequi, fibra de piaçava, sisal, trigo, triticale, umbu e uva.
fonte: MDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário