sábado, 14 de novembro de 2009

Comunidade Nova Descoberta terá reforma no Dessalinizador


O município de Apodi, localizado na região do semi-árido do Rio Grande do Norte, possui uma área de 1.603 Km2 e uma população de 35.395 habitantes, sendo que 51% vivem na zona rural produzindo alimentos para o abastecimento da população urbana da região.

Temos que garantir o abastecimento de água em 150 comunidades de varias formas, como: cata-vento, poços amazônicos, poços tubulares com bombas submersas, motores bombas, caixas da água pré-fabricada e de alvenaria, painéis, unidade de dessalinizador, quadro de comando e também na manutenção, reposição de peças, motores e instalações elétricas.
No dia 12 de novembro quarta-feira, aconteceu às 14:00 h na capela da comunidade nova descoberta uma reunião com os moradores, coordenador estadual água doce-PAD, prefeita Gorete, vereador Junior Souza e secretario de Agricultura de Apodi, Eron Costa.

O objetivo da reunião foi discutir sobre a recuperação do dessalinizador da comunidade de nova descoberta, próxima a comunidade de soledade. No estado existem recursos na SEMARH através de parcerias com o ministério do meio ambiente para a recuperação de (10) dez poços onde Apodi foi contemplado com dois (2).

O coordenador do programa informou durante a reunião que graças ao esforço da prefeita Gorete e do vereador Junior Souza a ordem de serviço foi liberada. Outro ponto importante também levado em consideração foi o nível de organização da comunidade.

A recuperação do sistema de dessalinização tem um novo formato no ministério de meio ambiente, que é o de melhorar cada vez, mas a qualidade da água, com a troca de filtros e também diminuir várias preocupações sociais e ambientais. No social, não basta garanti água doce de qualidade, na estação, essa garantia de qualidade deve ser até o consumo da água pela população, o ideal é que a população adquira o hábito de utilizar botijão ou similar para buscar água.

No meio ambiente o acumulo de sal produzido durante a vida útil da unidade dessalinizador, terá um destino certo com a construção de dois tanques de contenção dos efluentes para evaporação do produto, não mais poluindo o meio ambiente.

O programa água doce tem uma parceria com a Embrapa, onde no futuro teremos acesso às vitrines tecnológicas e a tecnologia a serviço dos trabalhadores.
A prefeitura através da prefeita Gorete vai garantir o abastecimento da comunidade nova descoberta durante a reforma da unidade de estação.

Durante a reunião, foi escolhido pela comunidade de nova descoberta o pedreiro Luciano Neri da Silva e o servente Francisco Gomes da Silva para trabalhar na reforma, finalizando a reunião o coordenador garantiu que o inicio da obra começará na segunda-feira dia 16 de novembro do corrente ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário