quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Assembléia da Associação dos Agricultores do Sitio Baixa Fechada II


O segundo domingo de cada mês é a data escolhida
pela associação dos Agricultores dos Sítios Reunidos de Baixa Fechada II, situada no vale do Apodi, para realização da reunião mensal. Domingo 15 de novembro 2009, os associados tinham vários motivos para comemorarem. Na pauta da assembléia, tinha a noticia da aprovação de dois projeto, junto a CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento.
Os projetos em parceria com a CONAB, programa de aquisição de alimentos, tem por objetivo incentiva à produção e consumo de produtos da agricultura familiar, possibilitando o aos agricultores superar momentos de crise. Hoje um dos segmentos agrícola da micro região oeste mais frágil, é a cadeia do arroz vermelho, produzido no vale do Apodi. Sem uma política voltada para o segmento, capaz de apoiar e tirar o produtor da crise, os trabalhadores ficam a mercê dos preços impostos pelos atravessadores.
A falta de regularização da outorga d,água que é um instrumento muito importante para garantir o acesso ao crédito no banco com juro de 2% ao ano, que é uma das exigências para liberação de custeio (empréstimo), onde o produtor poderia retirar o dinheiro para manutenção dos gastos, tendo assim, um prazo para vender seu produto a preço justo.
Outro ponto importante para dá subsídio à cadeia do arroz é a energia tarifa verde, que só é possível com apoio do governo do estado.
Talvez, todos esses problemas, fizeram com que os associados estivessem motivados e comemorando a possibilidade de ver seus produtos sendo valorizado, sem a necessidade de vendê-los aos atravessadores. Pois, a formação de estoque possibilita ao produtor com DAP vender o produto, com o prazo de um ano para entregar a CONAB.
Na doação simultânea a associação recebe o arroz in natura, paga para fazer o beneficiamento, empacota e transporta até as instituições cadastradas para receber o produto, com o termo de aceitabilidade, relatório de entrega e nota fiscal, ao entregar a documentação para a CONAB, será desbloqueado o dinheiro e liberado para o pagamento aos produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário