terça-feira, 4 de agosto de 2009

O Secretario de Agricultura Eron Costa participa de reuniões para discutir sobre a safra do arroz de 2009

Associação so Sitio Bela Vista

Associação do Sitio Cipó I

Associação do Sitio Reforma

A Secretaria de Agricultura, na pessoa de Eron Costa, participou de três reuniões neste final de semana, com os produtores de arroz do vale do Apodi.
A primeira aconteceu no sitio Reforma às 14:00h. do dia 01 de agosto, a segunda no sitio Cipó I no dia 02 de agosto às 09:00 h. e a terceira no sitio Bela Vista no dia 02 de agosto ás 15:30h.

Onde os sócios dessas associações convidaram o Sr. Eron Costa, para discutir a proposta de participação no Programa de Aquisição de Alimentos PAA da CONAB.

Durante as assembléias o secretario explicou como funciona o projeto PAA, sendo que existe um projeto para doação simultânea e outro para formação de estoque cada agricultor dentro de cada proposta pode fazer ate 3,500.00 reais, somando assim, uma quantia de 7,000.00 reais, que cada agricultor deverá receber se a comunidade aderir ao fornecimento do produto ao programa.

Um dos pontos, mais discutidos foi a questão da dependência que os produtores tem dos atravessadores, que compra o produto pelo preço mínimo, onde na maioria das vezes o plantador de arroz, fica no prejuízo divido aos altos custos de produção.

Foi discutido também, que as associações precisam se unir para comprar os produtos necessários para produzir o arroz em parceria, barateando o custo produção da mesma.

No fechamento de sua fala Eron Costa, reintegrou que a secretaria esta a disposição para ajudar os associados no que for preciso para que num futuro distante, eles possam está negociando seus produtos com um lucro sólido dentro da cadeia produtiva do arroz.

Falou também da sensibilidade da prefeita Goreti, com a situação dos agricultores apodienses, em relação à cultura do arroz, que Goreti esta fazendo e vai fazer muito mais para ajudar o seu povo.

Fátima Nunes


Nenhum comentário:

Postar um comentário