sábado, 14 de maio de 2011

Números de adesões aumentam no RN

O Rio Grande do Norte, ao lado da Bahia e Alagoas, foi o Estado que mais avançou no número de adesões às cotas disponibilizadas pelo programa Garantia-Safra na safra 2010/2011. No RN, o número de cotas previstas para esta safra saltou de 25.298 para 31.209. O balanço foi apresentado nesta semana, no auditório do Incra, em Brasília (DF), durante reunião com os coordenadores estaduais do Programa.
Na reunião, a coordenadora do Programa Garantia-Safra, Dione Freitas, disse que a evolução do Programa nos Estados é um fator positivo para a agricultura familiar do semiárido brasileiro. "Mostra que o agricultor familiar está mais consciente da realidade geográfica que vive. Hoje, ele sabe que pode enfrentar longos períodos de seca e que precisa se proteger de eventuais problemas futuros que possam afetar a sua plantação, sua renda e também a alimentação da sua família."
De acordo com a coordenadora, o número de adesões dos agricultores às cotas disponibilizadas pelo Programa sofreu um aumento significativo, passando de 661.802 adesões na safra 2009/2010 para 737.920 na safra 2010/2011. O total de municípios atendidos saltou de 859 para 990.
O objetivo da reunião foi fazer um balanço e uma avaliação do Programa sobre a última safra, 2010/2011, e identificar por meio do relato dos coordenadores estaduais quais os principais problemas e potencialidades para a implantação do Garantia-Safra em cada Estado.
A diretora da Superintendência de Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, Maria Auxiliadora Alvim, frisou a importância para a economia local do aumento do número de adesões em seu Estado. "Esse valor aponta que o agricultor com o Garantia-Safra tem suporte e garantias da segurança alimentar e, ainda, estimula o agricultor a plantar. O impacto social também é forte, pois com a garantia de acesso ao seguro os agricultores movimentam a economia dos pequenos municípios onde vivem."
O encontro encerrou ontem, com a apresentação das propostas de mudanças no Programa Garantia-Safra para o ano agrícola 2011/2012 e atividades voltadas para a socialização do planejamento de 2011.

PROGRAMA
Desde sua criação, em 2002, já foram feitas 3.880.450 adesões ao Programa, e o Fundo Garantia-Safra atendeu a 2.037.685 agricultores que tiveram perda comprovada de produção. Até agora, foram disponibilizados pelo Governo Federal cerca de R$ 852 milhões para atender quem perdeu sua lavoura por excesso de chuva ou longos períodos de seca.
O Garantia-Safra é um seguro para agricultores familiares que sofrem a perda de safra por falta ou excesso de chuvas. O programa atende aos agricultores familiares dos municípios localizados na região Nordeste, no norte do Espírito Santo, no norte de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Mucuri, com renda até 1,5 salário mínimo, que cultivam arroz, feijão, algodão, mandioca ou milho, em áreas de 0,6 a 10 hectares.

fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário