quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Peixamento como estratégia de garantir reserva alimentar para os pescadores artesanais do Apodi

Gilberto e Eron Costa


Foi muito bom! O trabalho realizado na sexta-feira dia 8 de janeiro, durante amanhã com os parceiros, para realizar o peixamento da barragem santa cruz e da lagoa do Apodi. Antes, já tinha sido feito um peixamento na região da pedra, onde existe a maior concentração de açudes da nossa região. Para a equipe do DNOCS o trabalho começa cedo, antes de o sol nascer, colocando os peixes em saco com uma porção de oxigênio, que garantir até cinco horas de vida para o alevino. Desta vez o DNOCS uso um equipamento chamado transfisc que aumenta a vida dos mesmos e possibilita transportar os peixes em tamanho maior.


A quantidade de 80 mil alevinos, foi distribuído da seguinte maneira: 10 mil alevino de tilapia foram solto na barragem de santa cruz e 70 mil das espécies carpa e tambaqui, foram distribuídos ao longo da lagoa, nas localidades do largo, ponta e balneário.

Toda ação tem como objetivo melhorar a qualidade e a oferta dos pescados na região, tanto para o consumo familiar como para quem vive da pesca profissional, garantido assim, o melhoramento da renda dos pescadores artesanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário