sábado, 3 de dezembro de 2011

Novos mercados para a apicultura

Teresina - O Congresso de Apicultura e Meliponicultura do Nordeste apresentou aos produtores do setor as oportunidades que a Copa do Mundo-FIFA 2014 vai gerar para o mel brasileiro. O evento, que termina nesta sexta-feira (02), é realizado na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), na capital do estado.

O representante do Sebrae no Rio Grande do Norte, Célio Vieira, fez uma apresentação das oportunidades de negócios para o ramo da apicultura com o evento esportivo. De acordo com Vieira, a competição será “uma oportunidade de mostrar os produtos para quase metade do mundo, já que 45% dos espectadores do planeta acompanham a Copa”. Ele acrescentou que o país deve “aproveitar a presença dos jornalistas e turistas do mundo inteiro antes e durante o evento. Quem conhecer o que o nosso país tem a oferecer, pode se interessar e voltar em outro momento", declarou, de olho em parcerias e negócios fechados com visão de longo prazo.

O melhor aproveitamento do mercado foi outro tema discutido no evento. A gerente adjunta de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, Patrícia Mayana, falou sobre o comércio de produtos como o vinagre do mel, que representa apenas 3% da comercialização do setor; o mel de engenho, com 5%; e o mel puro, com 92% das vendas. “Precisamos trabalhar a cadeia do mel em conjunto para que as vendas aumentem”, afirmou Patrícia.

O consultor do Sebrae em Sergipe, José Soares Aragão Brito, conduziu a clínica Manejo para Produção de Pólen, mostrando que o produto é uma opção de renda para o produtor. Brito apresentou projeto implantado há oito anos em Sergipe, com resultados bastante positivos. “Queremos ensinar os participantes a produzir pólen”, disse o consultor.

O professor Lionel Segui Gonçalves, no entanto, fez um alerta em sua palestra. Segundo ele, os agrotóxicos estão levando ao desaparecimento das abelhas. “A apicultura mundial está sendo colocada em xeque. Os defensivos lançados nas plantações afetam o sistema nervoso das abelhas, fazendo com que estas esqueçam o caminho de volta para suas colmeias. O resultado é a improdutividade”, explicou o professor.

O objetivo do congresso é divulgar a apicultura e traçar estratégias para a sustentabilidade e competitividade do setor no país. “Temos a presença de caravanas de todos os estados do Nordeste e também do Pará, Goiás e Espírito Santo”, informa o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda. Paralelo ao Congresso acontece ainda a II Feira da Cadeia Apícola, com estandes do Sebrae no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia e de outras instituições e empresas.

O II Congresso de Apicultura e Meliponicultura do Nordeste é uma realização da Federação das Entidades Apícolas do Estado do Piauí (Feapi), em parceria com o Sebrae no Piauí, governo do estado e União Nordestina de Apicultura e Meliponicultura (Unamel).

Serviço
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com.br/sebraepiaui

Nenhum comentário:

Postar um comentário