APODI - O Abatedouro Público do município de Apodi passará por uma grande reforma em sua estrutura física, elétrica e hidráulica. As obras já foram iniciadas e dentro dos próximos 60 dias estarão concluídas.
O trabalho vem sendo feito pela Prefeitura do Apodi, via Secretaria Municipal de Agricultura e Recurso Hídricos e visa melhorar ainda mais as condições de higiene do local, que mensalmente abate de 280 bois, 120 caprinos e 128 suínos.
A prefeita Goreti Silveira Pinto (PMDB) visitou as instalações do abatedouro, acompanhada do secretário de Agricultura e Recurso Hídrico, Eron Costa, coordenador do abatedouro, Edimar Menezes, secretário de Obras, Moésio Fernandes, vereador Nilson Fernandes (PMDB) e outros assessores, oportunidade em que anunciou o início das obras.
Segundo o secretário Eron Costa, no início da atual gestão, foram feitos vários serviços, principalmente nas instalações elétricas. "Atendendo ao pedido dos profissionais que trabalham no abatedouro, foi feita uma nova estrutura na parte elétrica, pois era constante o perigo, já que se encontrava bastante danificado", comentou Eron Costa.
Outro problema existente no Abatedouro de Apodi era referente ao transporte do animal abatido para o mercado público, que era feito na época em uma estrutura de madeira puxada por trator, colocando em risco a saúde da população, mas a prefeita Goreti Pinto viu a necessidade da compra de um carro adequado, e trabalhou para viabilizar a compra de um baú exotérmico, transportando a carne do abatedouro para o mercado em uma F 1000 que dispõe de todas as condições de higiene exigidas pelos órgãos de fiscalização.
Ainda segundo o secretário Eron Costa, a prefeita Goreti Pinto viabilizou verbas, e com recursos próprios da ordem de R$ 100.00,00, iniciou nesta semana a uma reforma geral no abatedouro do município. Que consiste na estrutura que abriga o abatedouro, pinturas, pisos, revestimentos, hidráulica, banheiro e o curral. Este último, segundo o secretário, era um sonho antigo dos profissionais que atuam no local, que de que pronto foi atendido pela prefeita e está sendo totalmente reconstruído, além do calçamento onde ficam os animais.
Para a prefeita Goreti Pinto, a reforma trará maior segurança na manipulação das carnes dos animais que são abatidos. "Esta reforma vem melhorar ainda mais a qualidade da carne que será consumida pelos apodienses", destacou a prefeita.
A Prefeitura do Apodi está viabilizando o credenciamento do abatedouro municipal junto ao Ministério da Agricultura. Para o secretário, dentro de 60 dias a prefeita de Apodi professora Maria Goreti da Silveira Pinto estará entregando ao município um do melhores abatedouros municipais da região.
Fonte: Boca LLoca
Nenhum comentário:
Postar um comentário