sexta-feira, 29 de maio de 2009

[leia] Aconteceu hoje mais um reunião do "Compra Direta Local 2009"



O comitê gestor do Programa Compra Direta Local, que já está na terceira entrega desse ano, realizou mais uma reunião hoje, que foi com os representantes das escolas e das instituições que são beneficiadas pelo programa. O objetivo da reunião é saber como está a satisfação das instituições e quais os pontos negativos e postivos, o que esta faltando e como está a qualidade dos produtos.

Para o melhor desempenho do programa, cada instituição deverá fazer um relatório mensal de tudo que está acontecendo. O que está recebendo, quais produtos poderá receber e principalmente, como anda a qualidade dos alimentos, pois cada produto terá que ser bem feito e bem armazenado, de acordo com normas da EMATER, e se caso o produtor não seguir as exigência poderá ser excluido.

Houve também um breve relato sobre as entregas, já que todas terão de ser feitas o mais rápido possível, pois há vários produtos que precisam constantemente de refrigeração. Vale ainda salientar que, a partir de agora o programa deixará de ser semanal para ser quinzenal e cada instituição ficará responsável pelo armazenamento e transporte de seus alimentos adequedamente.

[leia]ESCOLA DE INCLUSÃO DIGITAL


Em parceria com a EMATER a SECRETARIA DE AGRICULTURA está implantando na Escola Municipal Lindalra Silva, a Escola de Inclusão Digital, onde a EMATER entrou com a construção de uma sala e 10 computadores.

O município através da Secretaria de Agricultura arcou com alguns reparos, como: portão de acesso, instalação do sistema elétrico, rampa para acesso aos portadores com necessidades especiais, que necessitava ser feito, para que a escola tivesse uma sala adequada para o funcionamento da mesma.

Esse projeto vem a beneficiar os alunos, com o acesso as mundo digital, já que vivemos num mundo globalizado, onde os avanços tecnológico não param.

Em breve estaremos inaugurando a escola digital.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

[leia] O Secretário municipal de agricultura, Eron Costa, esteve em Natal para buscar mais benefícios para Apodi

Secretário Municipal de Agricultura Eron Costa

Eron Costa esteve semana passada na capital do RN para tentar trazer mais benefícios para nosso município. Visitou a EMATER para acompanhar e ver como é o processo do Programa Compra Direta, que está acontecendo em Apodi, e ver como anda os projetos de implantação de tanques de resfriamento de leite. O secretário participou de uma audiência com os responsáveis pela implantação dos tanques de resfriamento e garantiu, em contra partida da Prefeitura Municipal Apodi, que a nossa cidade receberá esses tanques e com isso garantindo cada vez mais a qualidade do leite consumido em nossa cidade e também a renda dos produtores de leite e diminuindo o desperdício do leite.
Acompanhou, junto a Secretaria da Agricultura Familiar, os projetos do PRONAF do território que se encontra com recursos liberados na Caixa Econômica Federal. Um dos projetos é a implantação de um entreposto de mel do sertão do Apodi no valor de 400 mil reais que já se encontra na Sec. de Agricultura do Estado, e um projeto de comercialização das cooperativas no valor 100 mil reais que será executado pela PMA, onde irá estruturar as cooperativas e em especial, fortalecer as estruturas para a comercialização, e será construído um espaço ao lado da COOPAPI.
Durante esses dois dias, o secretário também participou de uma reunião sobre o Programa “Garantia Safra” para os Agricultores Familiares. O propósito da Sec. de Agricultura é aumentar significativamente o número de agricultores para o próximo ano. Pois, o Programa “Seguro Safra” é praticamente a “única” forma de assegurar as percas na Agricultura Familiar, seja por causa das secas ou das enchentes.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

[leia] A Coopapi realizou reunião em Mossoró com os beneficiários consumidores do PAA/CONAB.

Fátima Tôrres

Representantes no auditório de medicina da UERN

A reunião aconteceu no auditório da faculdade de Medicina e contou com a presença de representante das escolas e de instituições de Mossoró que recebem os produtos da agricultura familiar do nosso Apodi, que são: Mel de Abelha em sache, amêndoa de castanha de caju, doces, Polpa de frutas, queijo bovino e bebida Láctea.

O objetivo dessas reuniões é divulgar o programa de aquisição de alimento, como também os produtos da COOPAPI e demais Associações que atuam no programa em Apodi.

[leia] COOPAPI realiza estudo científico sobre a Cooperativa



A Direção da COOPAPI faz estudo cientifico sobre a própria cooperativa, essa iniciativa partiu da preocupação de deixar um registro cientifico para as futuras gerações.

“Acreditamos que ações como essa serve para fortalecer o cooperativismo e apoiar outras cooperativas, já que o documento fará parte de uma pesquisa da UFRN através do Professor Drº João Matos e do renomado Sebastião Menezes, que tem uma vasta experiência em assessoria associativista e cooperativista”. Afirmou a presidente Fátima Tôrres.

[leia] O Programa Compra Direta tem o total apoio da Secretária Municipal de Agricultura.

O Programa Compra Direta do nosso Município já movimentou, até essa terceira entrega, mais de 50.000.00 mil Reais. São produtos adquiridos direto dos Agricultores (as) Familiares e entregue nas escolas e instituições da nossa cidade.

Compete a Prefeitura o apoio logístico e estrutura. E para isso a mesma já esta adquiriu: Balança, Frezer, Monoblocos, rótulos, locação de carros para entrega e material humano para realizar o trabalho junto a EMATER e os Beneficiários.


A Região vem se destacando com a variedade e volume de produtos já colocaram, nessas três entregas: Mel, Castanha de caju, Doces, melancia, feijão verde, hortaliças, bebida Látea e queijo. Sabemos das dificuldades que todas as regiões enfrentam, no entanto, vale a pena parabeniza à região de Areia por não deixar essas dificuldades interromper o escoamento da produção.

terça-feira, 26 de maio de 2009

União e estados fazem pacto para ampliar assistência técnica no meio rural

Foi publicado nesta terça-feira (26), no Diário Oficial da União, acordo entre a União e os estados do Nordeste para acelerar a redução da desigualdade na região. O chamado Protocolo de Cooperação Federativa visa a ampliar a assistência técnica rural, a diminuir o analfabetismo e a mortalidade infantil.De acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, a medida beneficiará mais de 600 mil famílias de agricultores familiares. “O Protocolo de Cooperação Federativa levará mais equipes técnicas aos Territórios da Cidadania do Nordeste, as quais atenderão cerca de 220 mil famílias do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e 12 mil novas famílias do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel”, explicou. Além disso, o acordo disponibilizará quase R$80 milhões para implementação do Programa de Aquisição de Alimentos.A medida prevê, também, a realização de 850 mutirões e de duas campanhas nacionais de mobilização para a emissão da certidão de nascimento. O acordo foi selado entre os Ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Educação e da Saúde, a Casa Civil, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos e de Relações Institucionais da Presidência, governos estaduais e entidades representativas dos estados.
Assessoria de comunicação da SDT Com informações da Agência Brasil e DOU

segunda-feira, 25 de maio de 2009

CONVITE

A Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República – SEAP/PR e a Cooperativa de Trabalhadores Autônomos - CTA convidam para a oficina Territorial de alinhamento conceitual e metodológico da Política de Desenvolvimento Territorial de Aquicultura e Pesca no Estado Rio Grande do Norte.

LOCAL: Centro Social do Idoso, Rua Antonio Lopes Filho Centro Apodi/RN
DATA: 01 e 02/06/2009
HORA: 8h30min

Ocasião em que sua presença muito nos honrará.

Mais informações: 9904-0882 Fátima Torres – Articuladora Territorial

[leia] Chegada do baú exotérmico proporcionará mais qualidade na carne que é consumida pela população Apodiense.



Dentro do programa de governo vitorioso na última eleição, está à proposta de reforma para matadouro municipal e a compra de um baú exotérmico para transportar a carne para o açougue, local onde ela é comercializada. O matadouro localiza-se na zona rural, na comunidade do cajueiro, distante 3 km da sede, já iniciou sua reforma desde o mês de fevereiro e neste mês de maio, estamos trocando toda a instalação elétrica, quadro de comando, para raios e o aterramento dos motores para garantir segurança aos funcionários. Com a compra do carro para o transporte da carne, que já entrou em pleno funcionamento nesta sexta-feira dia 22 de maio, diminuiu vários problemas encontrados no iniciou da administração.
O que era um compromisso de campanha, agora se torna realidade e quem ganha com isso é a população que passará a consumir um produto com mais qualidade. Sabemos que estamos no caminho certo e vamos colocar em prática o nosso programa de governo, que é um compromisso para com o nosso povo.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Secretaria de Agricultura convida secretária do estado SEMARH e DNOCS p/ discutir a reativação da Comissão Gestora da barragem de Santa Cruz – COGESA



A reunião aconteceu na Secretaria de Agricultura e contou com a presença de duas técnicas da SEMARH, a Srª Vera Cirílo e Sueli Paulo e o técnico do DNOCS O Srº Guimarães, o Presidente da Colônia Z – 48 o Srº Luiz Marinho, o presidente da AQUAPO O Srº Francisco José (Gilberto) a Articuladora da Pesca Pela SEAP-PR/CTA Fatima Tôrres, Coordenadora de Meio Ambiente da Secretária Hilana Ranielli, o coordenador de recursos Hídricos, José Ferreira e o nosso secretário Eron Costa.

Está comissão criada dia 14 de Março de 2006 e, no entanto encontra-se sem funcionalidade. A secretária de Agricultura juntamente com a sociedade civil e representante dos pescadores vem discutindo a retomada desta comissão.

Os encaminhamentos desta manha de trabalho foram:

- Articular e Mobilizar uma reunião para a eleição do COGESA
- Realizar um seminário com o publico envolvido para qualificar está comissão formar um grupo de trabalho para elaboração do plano de trabalho do biênio.

Aconteceu ontem dia 17/05 a assembléia Mensal da Associação dos Aquicultores do Apodi - AQUAPO.


Participaram da reunião três estagiários, o Geraldo Vicente e Luiz Gonzaga que estão cursando o 5º Período de engenharia de Pesca na URFERSA e o jovem Rafson que está acompanhado o projeto pela EMPARN, além do Srº Eron Costa Sec. de Agricultura e a da Articuladora da Pesca deste Território Fatima Torres.

A Pauta foi bem extensa e iniciou logo cedo com a Biometria dos peixes (pesar uma amostra de peixe de cada gaiola para calcular a quantidades de ração diária de cada tanque). Foram discutidos os projetos da AQUAPO para este ano e as normas de funcionamento da associação e o planejamento estratégico para iniciar a feira semanal do peixe em Apodi, que irá funcionar a partir desta semana nos dias de terças, sextas e sábados.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

[leia] A UNICAFES NACIONAL FUNDOU UMA UNIDADE NO RIO GRANDE DO NORTE

Foi realizada em Apodi, a assembléia de fundação da União das Cooperativas da Agricultura Família e Economia Solidária do Rio Grande do Norte (UNICAFES/RN). O ato aconteceu no Hotel e Churrascaria Apodi e contou com presenças importantes de várias autoridades ligadas a agricultura familiar do estado e representantes de instituições parceiras do projeto. Os representantes foram: Rosane Gurgel (MDA/PDHC), Deputado Estadual Fernando Mineiro, Manoel Cândido (Presidente da FETARN), Paulo Chacon (Fundação Banco do Brasil), Edmilson Félix (Banco do Nordeste), Eron Costa (Secretaria de Agricultura de Apodi), Conceição Fernandes (Secretaria de Agricultura do RN), Fátima Tôrres (COOPAPI), Genivan Varela (Câmara Municipal de Apodi) e Edílson Neto (Sindicato Trabalhadores Rurais de Apodi). A criação dessa organização aqui no RN é de suma importância, já que o objetivo das UNICAFES estaduais é fazer chegar de forma organizada os recursos e apoios articulados pela UNICAFES NACIONAL.

A UNICAFES é uma organização nacional que atua conjuntamente com as estaduais para defender as demandas das cooperativas da agricultura familiar e tem conseguido atingir algumas finalidades, como: Defender os interesses e reivindicar políticas de apoio ao desenvolvimento do cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária; Articular-se com os movimentos sociais e entidades nacionais e internacionais para defesa conjunta de pautas comuns, como, o marco legal do cooperativismo. O presidente Lula enviou proposta do governo para nova lei das cooperativas (Lei Geral das sociedades cooperativas, e Ato Cooperativo), além de dar apoio no fortalecimento das cooperativas e sistemas cooperativos de agricultura familiar e apoio as associadas para acesso a informações técnicas.

Alguns resultados já foram alcançados pela UNICAFES, dentre eles podemos citar: A liberação de recursos para o fortalecimento e fomento ao cooperativismo de agricultura familiar e economia solidária, inserção no PPA (Planejamento Pluri Anual) da ação de apoio ao cooperativismo de agricultura familiar e economia solidária. Também foram articulados recursos para apoio a projetos nos estados para implementação de Bases de Serviço Especializadas e operacionais para apoiar as iniciativas das cooperativas de agricultura familiar, visando a expansão e consolidação do cooperativismo, e responder as demandas das associadas de serviços para melhoria na gestão, na comercialização, na produção, no apoio jurídico e contábil.

Na oportunidade foi eleita a diretoria para uma gestão de três anos. A direção ficou composta por delegados representantes de cooperativas. A presidência ficou com Maria Lenilda de Almeida (COOAFAP), O secretário foi Marcos George (COOPTEC-SERIDÓ), a tesouraria ficou com Ruberlânio Franco (CREDOESTE-SOL) e a secretaria de formação ficou com Fátima Tôrres (COOPAPI). As demais cooperativas que compõem a direção da UNICAFES: Terra Livre, COOPERUBA, Carnaúba Viva, CTA, COOPERCAJU, COAPAZ, COOLAGOANOVA, COOPAB, COOPAVALE, COPEC e COOPERVIDA.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

[leia] Secretaria de Agricultura de Apodi solicitou audiência com o DNOCS

A Secretaria de Agricultura de Apodi através de seu secretário Eron Costa, solicitou uma audiência com o Departamento Nacional de Obras Contra Seca (DNOCS) para tratar sobre a questão da perfuração de poços para resolver o problema de abastecimento d’água em várias regiões do município de Apodi.

A perfuração de poços ajudaria bastante várias comunidades do município de Apodi, já que muitas delas são abastecidas somente com caminhões pipas, fazendo assim, com que, muitas dessas comunidades se tornem independentes dos caminhões, já que muitas vezes esse sistema não é regular e ocasiona problemas com a falta d’água.

Estiveram presentes na audiência com o DNOCS, alguns líderes e representantes de suas comunidades. Dentre eles, estiveram: Eron Costa (secretário de Agricultura de Apodi), Jean Carlos de Oliveira (presidente da Associação Baixa Verde II), Isaias de Almeida (Presidente da Associação dos Agricultores do Imóvel Baixa Verde IV), Edilson Neto (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi) e Agostinho Pinto (Responsável pela articulação do gabinete do deputado Walter Alves).

quarta-feira, 13 de maio de 2009

[veja] Imagens da visita a OLAM Brasil

Máquina de embalagem a vácuo

Sala de despelículagem

Corte mecanizado da castanha

Local da extração do LCC (Biocombustível extraído da castanha)

Cozimento de castanha no próprio LCC (Óleo da castanha)


Regras para quem visita o setor de beneficiamento da empresa

Processo de cozimento da castanha

Visitantes observando as máquinas

Castanhas sendo beneficiadas



Máquina de classificação da castanha


Armazém do estoque da empresa

Secador mecanizado


Parte de fora do secador


Castanhas pronta para exportação

[Leia] Representantes de instituições e associações visitam a OLAM Brasil.

Eron Costa e representantes da Associação dos Cajucultores de Portalegre

Vários representantes de associações da região oeste e de instituições visitaram a empresa OLAM Brasil. Essa empresa é uma das maiores na produção e beneficiamento de castanhas do país. A OLAM é uma empresa indiana e está em vários estados brasileiros, e aqui no Rio Grande do Norte, fica situada no município de São Paulo do Potengi. Vale salientar que o empreendimento é voltado apenas para trabalhar com o comercio exterior, ou seja, não produz para o mercado nacional e sim para a exportação, ao contrário da COOPAPI.

Um dos objetivos desse intercâmbio foi conhecer o método que a empresa indiana utiliza para o processo de beneficiamento de castanha e o método de comercialização do produto para exportação. Outro objetivo foi articular investimentos da empresa no nosso município através de parcerias com as nossas associações para a comercialização da castanha e da amêndoa.

A visita contou com os representantes de associações e instituições parceiras, que são: Fundação BB (Paulo Chacon), EMPARN (Simplício Holanda), AMPC/COOPAPI (Fátima Tôrres), SEBRAE (Leci Gadelha), Associação dos Cajucultores de Portalegre (Hermes Dias) e Secretaria de Agricultura de Apodi (Eron Costa).

[leia] A COOPAPI estimula a economia do município de Apodi

Agricultor fazendo a entrega das cajaranas

Cajaranas prontas para serem transportadas para o beneficiamento

A COOPAPI realizou nesta quarta feira a compra de cajaranas produzidas por agricultores do Bairro Bico Torto. Com isso, a COOPAPI consegue estimular a economia do município em várias regiões.

As cajaranas foram compradas e serão beneficiadas na unidade do Sítio Córrego. As polpas feitas serão adiquiridas pelo PAA e entregues a escolas e instituições.

[veja] COOPAPI PARTICIPA DE II – MODULO DE CURSO DE COMERCIALIZAÇÃO

Visita ao setor de Hortifruti do Hiper bompreço

Da esquerda para a direita: Catraca presidente da COOAFAP, Fatima presidente da COOPAPI e Clébson Aux: Administrativa da BSC/COOPAPI.

Visita ao Hiper bompreço de Natal

Visita a loja de seu Jesuino na CEASA de Natal

De 06 a 08 de Maio de 2009 aconteceu no Hotel Monza Palace em Natal o II – modulo do curso de comercialização, o referido curso contou com a participação de diversas cooperativas da agricultura familiar e economia solidária, como também se fez presente um grande numero de técnicos que atuam diretamente com as cooperativas.

Fonte: COOPAPI

sexta-feira, 8 de maio de 2009

CONVITE

Nós que fazemos as Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte, já participamos de uma instituição Nacional chamada UNICAFES – União das cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Brasil.


Recentemente participamos do congresso Nacional e voltamos com a deliberação de Criamos a nossa UNICAFES estadual, até para temos mais representatividade dentro da Nacional,
Realizamos dentro do estado uma reunião em Janeiro e saiu como encaminhamento:


Foram escolhidas três Cooperativas do estado para amimar o processo de criação da UNICAFES/RN buscando a integração de todas as cooperativas do estado.
COOPAPI, COOAFAP, (APODI) COOPERCAJU (Serra do Mel)


Feito todo o processo de articulação e mobilização está previsto para está Sexta feira dia 15 de Maio a fundação da nossa UNICAFES. Em Apodi no auditório Centro do Idoso apartir das 09: horas da manha.


Já temos confirmado a presença do presidente da UNICAFES Nacional o Srº José Paulo, e de varias outras autoridades a nível estado. E mais de 22 Cooperativas do estado já confirmarão presença.

Atenciosamente,

Fátima Tôrres

COOPAPI

[leia] COOPAPI participará do 4º Salão do Turismo em São Paulo - SP

Mais uma vez a COOPAPI participará do Salão do Turismo em São Paulo. Foi confirmado Nessa semana a participação da cooperativa e dará uma oportunidade a um Jovem do Córrego para participar de um evento Nacional. O representante será o jovem Reginaldo Camara - Presidente da AMPC - Associação de Córrego.
Com isso, Reginaldo participará de 26 a 28 de maio, em Brasília, de um evento preparatório. A participação neste evento é condição obrigatória para que o empreendimento participe do Salão do Turismo. Despesas de passagens aéreas e diárias para este evento preparatório correrão às custas de um parceiro do MDA, a GTZ (Agência de Cooperação Técnica Alemã) e a programação será enviada posteriormente.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

[veja] Entrega dos produtos dos Compra Direta Local 2009

Foi realizado na manhã desta terça feira, dia 05 de maio, a entrega dos produtos para o programa Compra Direta Local 2009. O programa compra produtos diretamente ao agricultor e distribui em várias escolas e instituições. Com isso, cada agricultor recebe diretamente na sua conta bancária o valor pelo produtor vendido ao projeto.


Esse programa é administrado pela EMATER-RN e conta com todo o apoio lojístico da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, que entra com toda a estrutura necessária para armazenamento e distribuição dos alimentos adiquiridos.

Veja algumas imagens:

O recebimento dos produtos aconteceu no depósito da Prefeitura de Apodi, antiga "Vaca Mecânica"


Momento da entrega do feijão verde


Produtores fazendo os cadastros


Feijão verde embalado e rotulado


Caixas de mel


Agricultores familiares no momento da entrega de seus produtos