terça-feira, 27 de julho de 2010

Vale do Apodi terá unidades demonstrativas de produção de peixe



APODI – Visando garantir uma melhor qualidade de vida para o homem do pocampo. A Prefeitura do Apodi via Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE-RN), estão implantando nas comunidades de Juazeiro I, Baixa Fechada, Paulista, Bela Vista, Rio Novo e São Lourenço no Vale do Apodi, projeto de Piscicultura em Tanque Escavado, consorciando com a cultura do arroz, já que ambos demoram 06 meses para sua produção e colheita. Cada localidade recebeu dois tanques com 2 mil alevinos cada.

Nessa primeira etapa serão implantados 12 tanques, com capacidades para 2 mil alevinos. Mas outros tanques serão implantados em diferentes pontos da região do Vale do Apodi. A mobilização faz parte de um projeto da Prefeitura do Apodi, que tem como objetivo desenvolver a piscicultura, através dos sistemas de tanques redes e escavados em todo o município.

Os alevinos estão vindo de uma fazenda modelo no município de São Bento, no vizinho Estado da Paraíba. O projeto garantira 16 mil alevinos, sendo que 08 mil já estão no Vale do Apodi.

Segundo o secretario de Agricultura e Recursos Hídricos de Apodi, Eron Costa15 dias visita técnica pelo consultor do SEBRAE, fazer controle da água, biometria, indicação da ração e outros tipos de atendimento.

Em meados da semana passada a prefeita, Goreti Silveira Pinto (PMDB) juntamente com o secretario, Eron Costa e o consultor do SEBRAE, participaram de uma reunião no Palácio Francisco Pinto para maiores esclarecimentos sobre a importância do projeto para o desenvolvimento econômico de Apodi.

FESTIVAL – Em Agosto o município de Apodi sediara o I Festival do Pescado da Região Oeste que será realizado pela Prefeitura Municipal e SEBRA-RN, Governo do Estado, Ministério da Pesca, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). O Público Alvo são as Colônias de Pescadores, Associações e Cooperativas de Piscicultores da Região de todo o Grande Oeste Potiguar.

fonte: Apodi Forte

sábado, 24 de julho de 2010

Prefeitura Inicia Reforma do Abatedouro de Apodi

APODI - O Abatedouro Público do município de Apodi passará por uma grande reforma em sua estrutura física, elétrica e hidráulica. As obras já foram iniciadas e dentro dos próximos 60 dias estarão concluídas.
O trabalho vem sendo feito pela Prefeitura do Apodi, via Secretaria Municipal de Agricultura e Recurso Hídricos e visa melhorar ainda mais as condições de higiene do local, que mensalmente abate de 280 bois, 120 caprinos e 128 suínos.
A prefeita Goreti Silveira Pinto (PMDB) visitou as instalações do abatedouro, acompanhada do secretário de Agricultura e Recurso Hídrico, Eron Costa, coordenador do abatedouro, Edimar Menezes, secretário de Obras, Moésio Fernandes, vereador Nilson Fernandes (PMDB) e outros assessores, oportunidade em que anunciou o início das obras.
Segundo o secretário Eron Costa, no início da atual gestão, foram feitos vários serviços, principalmente nas instalações elétricas. "Atendendo ao pedido dos profissionais que trabalham no abatedouro, foi feita uma nova estrutura na parte elétrica, pois era constante o perigo, já que se encontrava bastante danificado", comentou Eron Costa.
Outro problema existente no Abatedouro de Apodi era referente ao transporte do animal abatido para o mercado público, que era feito na época em uma estrutura de madeira puxada por trator, colocando em risco a saúde da população, mas a prefeita Goreti Pinto viu a necessidade da compra de um carro adequado, e trabalhou para viabilizar a compra de um baú exotérmico, transportando a carne do abatedouro para o mercado em uma F 1000 que dispõe de todas as condições de higiene exigidas pelos órgãos de fiscalização.
Ainda segundo o secretário Eron Costa, a prefeita Goreti Pinto viabilizou verbas, e com recursos próprios da ordem de R$ 100.00,00, iniciou nesta semana a uma reforma geral no abatedouro do município. Que consiste na estrutura que abriga o abatedouro, pinturas, pisos, revestimentos, hidráulica, banheiro e o curral. Este último, segundo o secretário, era um sonho antigo dos profissionais que atuam no local, que de que pronto foi atendido pela prefeita e está sendo totalmente reconstruído, além do calçamento onde ficam os animais.
Para a prefeita Goreti Pinto, a reforma trará maior segurança na manipulação das carnes dos animais que são abatidos. "Esta reforma vem melhorar ainda mais a qualidade da carne que será consumida pelos apodienses", destacou a prefeita.
A Prefeitura do Apodi está viabilizando o credenciamento do abatedouro municipal junto ao Ministério da Agricultura. Para o secretário, dentro de 60 dias a prefeita de Apodi professora Maria Goreti da Silveira Pinto estará entregando ao município um do melhores abatedouros municipais da região.

Fonte: Boca LLoca

quinta-feira, 22 de julho de 2010

psicultura em tanque escavado



A Prefeitura Municipal de Apodi, via Secretaria Municipal de Agricultura e recursos hidricos, está implantando na zona rural do municipio na comunidade de Juazeiro I a prática da psicultura em tanque escavado , consorciando com a cultura do arroz , já que anbos demoram 06 meses para sua produção e colheita , a prefeitura viabilando mais renda e melhoria da qualidade de vida dos agricultores.

Serão implantados 12 tanques, com capacidades para 2 mil alevinos. Outros tanques serão implantados em diferentes pontos da zona rural do municipio.

fonte: Apodi Forte

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Prefeita Goreti faz visita às comunidades Rurais do município de Apodi.



No último domingo 18, a prefeita Goreti Pinto e seu corpo de secretariado estiveram participando da Assembléia Mensal da Associação de Agricultores da comunidade de Baixa Fechada II, onde pode presenciar as dificuldades daquela região.

Após muitos discursos, a prefeita Goreti, o chefe de Gabinete Klinger Péricles, e os vários secretários que estiveram presentes se comprometeram a buscar solucionar os anseios da comunidade.

Para a prefeita Goreti a situação dos moradores das comunidades rurais de Apodi, será tratada como “questão de honra”.

fonte: Blog Apodi Forte