quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Assembléia da Associação dos Agricultores do Sitio Baixa Fechada II


O segundo domingo de cada mês é a data escolhida
pela associação dos Agricultores dos Sítios Reunidos de Baixa Fechada II, situada no vale do Apodi, para realização da reunião mensal. Domingo 15 de novembro 2009, os associados tinham vários motivos para comemorarem. Na pauta da assembléia, tinha a noticia da aprovação de dois projeto, junto a CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento.
Os projetos em parceria com a CONAB, programa de aquisição de alimentos, tem por objetivo incentiva à produção e consumo de produtos da agricultura familiar, possibilitando o aos agricultores superar momentos de crise. Hoje um dos segmentos agrícola da micro região oeste mais frágil, é a cadeia do arroz vermelho, produzido no vale do Apodi. Sem uma política voltada para o segmento, capaz de apoiar e tirar o produtor da crise, os trabalhadores ficam a mercê dos preços impostos pelos atravessadores.
A falta de regularização da outorga d,água que é um instrumento muito importante para garantir o acesso ao crédito no banco com juro de 2% ao ano, que é uma das exigências para liberação de custeio (empréstimo), onde o produtor poderia retirar o dinheiro para manutenção dos gastos, tendo assim, um prazo para vender seu produto a preço justo.
Outro ponto importante para dá subsídio à cadeia do arroz é a energia tarifa verde, que só é possível com apoio do governo do estado.
Talvez, todos esses problemas, fizeram com que os associados estivessem motivados e comemorando a possibilidade de ver seus produtos sendo valorizado, sem a necessidade de vendê-los aos atravessadores. Pois, a formação de estoque possibilita ao produtor com DAP vender o produto, com o prazo de um ano para entregar a CONAB.
Na doação simultânea a associação recebe o arroz in natura, paga para fazer o beneficiamento, empacota e transporta até as instituições cadastradas para receber o produto, com o termo de aceitabilidade, relatório de entrega e nota fiscal, ao entregar a documentação para a CONAB, será desbloqueado o dinheiro e liberado para o pagamento aos produtores.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

PEIXAMENTO DE AÇUDES NA REGIÃO DA PEDRA








Aconteceu durante o dia 13 de novembro de 2009, sexta-feira, o trabalho de peixamento na região da pedra, em vários açudes, realizado pela Secretaria de Agricultura de Apodi. Foi uma ação intensa, começando pelo pedido de alevinos ao Secretário de Agricultura e Pesca do Estado, Dr. Francisco das Chagas, que atendeu a solicitação e fez o agendamento para a entrega.
Os alevinos são produzidos na unidade localizada na cidade de Caicó-RN, que é um empreendimento de parceria do governo do estado com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS.
Foi à primeira distribuição de alevinos na gestão da Prefeita Gorete, onde foi montada uma logística visando a melhor maneira de aproveitar o tempo, porque os alevinos são colocados em sacos plásticos com oxigênio, lacrados e o mesmo só tem cinco horas de vida após esse procedimento.
Tudo começou com um carro que de 6h da manhã estava em Caico, esperando a liberação que aconteceria às 7h. A distância percorrida do ponto de saída em Caicó até o primeiro açude, na comunidade de João Dias era de 2h de viagem. Um segundo carro com outra equipe esperava os alevinos na comunidade de Santa Rosa, para fazer o peixamento em outra rota, evitando que não houvesse morte, causando desperdício na atividade.
A prefeita Gorete ao lado do Secretario de Agricultura Eron Costa fizeram o acompanhamento num dos açudes beneficiados, onde o senhor Doca na comunidade de João Dias, foi quem recebeu e falou da importância do peixamento para garantir a oferta de pescados pra as famílias que vivem próximos aos açudes.

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DO SÍTIO REFORMA E CIPÓ, ASSINA PEDIDO DE FORMAÇÃO DE ESTOQUE A CONAB.


Associação do sitio Reforma e Cipó, motivado pelo bom desempenho e exemplo das comunidades vizinhas, Bela Vista e Paulista, que já estão operando com a CONAB no PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, nas modalidades de formação de estoque e doação simultânea, desde 2008.
Domingo dia 14 de novembro de 2009, o presidente João Batista Marinho Morais, juntamente com tesoureiro Ailson Marinho Morais, ¬¬¬assinaram a proposta de formação de estoque de Arroz para encaminhar a CONAB - Companhia de Nacional de Abastecimento - Natal-RN.
Esperamos que outras associações sigam os exemplos,do que está dando certo, para fortalecer suas entidades, colocando mas dinheiro na economia do município e no bolso dos produtores de arroz vermelho do Vale do Apodi.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Conab compra castanha de caju no RN

Com o início da safra de caju no Rio Grande do Norte, a Superintendência Regional da Conab começa na próxima semana a comercialização da castanha direto dos produtores, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta. O objetivo é intervir no mercado para regular o preço do produto, que tende a cair devido à previsão de safra 30% maior que em 2008.
Para atender as regiões produtoras no estado serão instalados três pólos volantes nos municípios de Serra do Mel, Apodi e Itaú, onde as equipes receberão as castanhas in natura que seguirão para classificação na Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Norte. Logo após serão adquiridas pela Companhia, para a formação de estoque. O quilo do produto tipo 1 será comprado por R$1,20 e o do tipo 2 por R$0,96.
Ontem, técnicos da Conab se reuniram com representantes das comunidades que fazem parte da Cadeia Produtiva do Caju. Eles discutiram as formas de produção e de comercialização, e avaliaram a evolução do mercado na safra 2009/10.
Aproveitamento - No Rio Grande do Norte, a castanha é 100% aproveitada, ao contrário do caju, com apenas 5% de aproveitamento. Atualmente, a Conab mantém oito projetos na modalidade Doação Simultânea, que envolvem a castanha de caju e outros cinco que aproveitam a polpa para a fabricação de doces. (Renato Paiva, com Adriana Severo, estagiária/RN)



Fonte: CONAB

sábado, 14 de novembro de 2009

Comunidade Nova Descoberta terá reforma no Dessalinizador


O município de Apodi, localizado na região do semi-árido do Rio Grande do Norte, possui uma área de 1.603 Km2 e uma população de 35.395 habitantes, sendo que 51% vivem na zona rural produzindo alimentos para o abastecimento da população urbana da região.

Temos que garantir o abastecimento de água em 150 comunidades de varias formas, como: cata-vento, poços amazônicos, poços tubulares com bombas submersas, motores bombas, caixas da água pré-fabricada e de alvenaria, painéis, unidade de dessalinizador, quadro de comando e também na manutenção, reposição de peças, motores e instalações elétricas.
No dia 12 de novembro quarta-feira, aconteceu às 14:00 h na capela da comunidade nova descoberta uma reunião com os moradores, coordenador estadual água doce-PAD, prefeita Gorete, vereador Junior Souza e secretario de Agricultura de Apodi, Eron Costa.

O objetivo da reunião foi discutir sobre a recuperação do dessalinizador da comunidade de nova descoberta, próxima a comunidade de soledade. No estado existem recursos na SEMARH através de parcerias com o ministério do meio ambiente para a recuperação de (10) dez poços onde Apodi foi contemplado com dois (2).

O coordenador do programa informou durante a reunião que graças ao esforço da prefeita Gorete e do vereador Junior Souza a ordem de serviço foi liberada. Outro ponto importante também levado em consideração foi o nível de organização da comunidade.

A recuperação do sistema de dessalinização tem um novo formato no ministério de meio ambiente, que é o de melhorar cada vez, mas a qualidade da água, com a troca de filtros e também diminuir várias preocupações sociais e ambientais. No social, não basta garanti água doce de qualidade, na estação, essa garantia de qualidade deve ser até o consumo da água pela população, o ideal é que a população adquira o hábito de utilizar botijão ou similar para buscar água.

No meio ambiente o acumulo de sal produzido durante a vida útil da unidade dessalinizador, terá um destino certo com a construção de dois tanques de contenção dos efluentes para evaporação do produto, não mais poluindo o meio ambiente.

O programa água doce tem uma parceria com a Embrapa, onde no futuro teremos acesso às vitrines tecnológicas e a tecnologia a serviço dos trabalhadores.
A prefeitura através da prefeita Gorete vai garantir o abastecimento da comunidade nova descoberta durante a reforma da unidade de estação.

Durante a reunião, foi escolhido pela comunidade de nova descoberta o pedreiro Luciano Neri da Silva e o servente Francisco Gomes da Silva para trabalhar na reforma, finalizando a reunião o coordenador garantiu que o inicio da obra começará na segunda-feira dia 16 de novembro do corrente ano.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

CADASTRAMENTO DO PROGRAMA TERRA PRONTA(corte de terra) TEVE INICIOU NO DIA 04 DE NOVEMBRO DE 2009


Já está pronto o calendário voltado para o cadastramento dos agricultores familiares com direito ao óleo diesel do Programa Terra Pronta da parceria Petrobras, Emater e Prefeitura. De acordo com informações transmitida pelo secretário municipal de agricultura, Eron Costa a recomendação da prefeita Goreti Pinto é no sentido de que efetivamente os agricultores familiares sejam contemplados pela ação. Ele registrou que os critérios do programa foram referenciados pelo comitê gestor do programa – que reúne representantes do poder publico como, Câmara Municipal de Vereadores – CMV, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR e Secretaria Municipal de Agricultura – SMA. O trabalho de identificação e cadastramento teve seu inicio no dia 04 de novembro e se propagará até o dia 18 dezembro do ano em curso.

CALENDÁRIO PARA O ANO DE 2010

N° COMUNIDADES DATA
01 Projeto de Assentamento de São Manoel 04/11/2009
02 Projeto de Assentamento de Frei Damião 04/11/2009
03 Projeto de Assentamento de Góis 04/11/2009
04 Projeto de Assentamento de Tabuleiro Grande 04/11/2009
05 Projeto de Assentamento de Caiçara 04/11/2009
06 Projeto de Assentamento de Nova Descoberta 11/11/2009
07 Projeto de Assentamento de Aurora da Serra 11/11/2009
08 Projeto de Assentamento de Moacir Lucena 11/11/2009
09 Proj.de Assentamento de Laje do Meio 11/11/2009
10 Projeto de Assentamento de Paraíso 11/11/2009
11 Projeto de Assentamento de Portal da Chapada 11/11/2009
12 Associação dos Mini-Produtores de Água Fria 18/11/2009
13 Associação dos Agricultores de Santa Cruz – II 18/11/2009