segunda-feira, 29 de junho de 2009

Inscrições de projetos para o Programa BNB de Cultura iniciou hoje segunda-feira (29)

Na próxima segunda-feira (29), o Banco do Nordeste começa a receber os projetos dos interessados em concorrer aos recursos do Programa BNB de Cultura 2010 – Parceria BNDES. O período de inscrições segue até 24 de julho e, juntas, as instituições disponibilizarão R$ 6 milhões para apoio a iniciativas nas categorias música, literatura, artes cênicas, artes visuais e artes integradas ou não específicas.

As propostas oriundas do Rio Grande do Norte devem ser entregues exclusivamente na sede da Superintendência Estadual do BNB (Av. Antônio Basílio, 3006, Ed. Lagoa Center - loja 35C, Lagoa Nova, Natal-RN. CEP: 59054-380), de segunda a sexta-feira, no período de 10h às 16h, pessoalmente ou pelo correio, com remessa como correspondência registrada com Aviso de Recebimento – AR (considerada a data de postagem), em envelope devidamente identificado.

A apresentação de projetos deve ocorrer mediante entrega de seis vias impressas do formulário de inscrição. Ele deve estar devidamente preenchido com letra legível, digitado ou datilografado, assinado por responsável pelo projeto e acompanhado de seis cópias de cada anexo (indicado no formulário). O formulário e todas as informações necessárias aos proponentes estão disponíveis no portal do Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br/cultura)

Caixa Econômica Federal lança edital de apoio ao artesanato

Estão abertas, até o dia 7 de agosto de 2009, as inscrições para a Edição 2010 do Programa Caixa de Apoio ao Artesanato Brasileiro. A iniciativa do banco visa ao desenvolvimento das regiões e comunidades evolvidas na produção artesanal do País.
Os projetos serão analisados com base em critérios como manejo sustentável da matéria-prima para a produção artesanal, adequação das unidades produtivas aos princípios de economia solidária, comércio justo, qualidade artística e o caráter tradicional do artesanato produzido e impacto social positivo na comunidade em que estão inseridos.O edital está disponível no site www.caixa.gov. br/caixacultural

A Coopapi através da Fátima Torres participará no dia 30/06 de um Seminário Apícola em Parelhas no Seridó.

Veja: Programação do Evento


Estado do Rio Grande do Norte PREFEITURA MUNICIPAL DE PARELHAS
Secretaria Municipal da Agricultura, do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais.Parelhas/RN, 25 de Junho de 2009.

PROGRAMAÇÃO

08:00 – Abertura

08:30 – Lançamento do Planta Seridó – Adese/Território da Cidadania do Seridó
e Prefeituras Municipais do Seridó.Exposição;Debate;Conclusões/
Encaminhamentos para 2009-2010

10:40 – Lanche

11:00 – Seminário dos Apicultores da Microregião do Seridó Oriental – APISO
Palestra: Economia Solidária e Base de Serviços – Júlia Aires – IDS
12:00 – Almoço

13:30 – Experiência no Cooperativismo e Comercialização do Mel (Fátima Torres)

14:30 – Consórcio para Exportação do Mel – Wagner de Araújo – Gerente Comercial da Empresa Mel Potiguar15:10 – Lanche

15:30 – Elaboração de projetos apícolas com ênfase na Casa de Mel
(MSc. Gunthinéia Alves de Lira – Consultora SEBRAE/RN)

17:00 – Encerramento

Agradecimentos,

Francisco Galvão Freire Neto
Diretor- Presidente da ADESE

Emílio Gonçalves de Medeiros
Articulador Territorial do Seridó

sexta-feira, 26 de junho de 2009

[leia]Apodi ganha entreposto de mel

Nesta quinta feria 25 de junho na casa de cultura de Apodi, aconteceu um evento muito importante para os apicultores Apodiense, o cerimonial da assinatura do projeto para a construção do entreposto de mel e da permissão para o uso de 30 gaiolas na barragem pelos aquicultores da região. Foi formada a mesa com a presença de varias autoridades do estado e município. Onde a presidente da coopapi foi a primeira a falar, fazendo uma retrospectiva de como a atividade apícola surgiu na nossa região, em 1995 e com a criação da cooperativa em 2004, começou um trabalho mais articulado, onde hoje é entregue 5.000 mil kg. Que esse projeto também beneficia 17 cidades do território sertão Apodi, e pediu a governadora que essa obra tivesse prioridade para que as cooperativas possam exportar mel diretamente do Apodi, enfocando a importância do entreposto para os apicultores.
Contamos também com o discurso da nossa prefeita Gorete, que agradeceu o empreendimento, que será de grande importância para o crescimento do Apodi e enfocou a importância de unir as bandeiras para lutar pelo desenvolvimento do município, lembrou que a governadora prometeu um campus universitário. E pediu que o estado fizesse um convênio com a prefeitura para melhorar a saúde e o atendimento médico do hospital.
A prefeita fez um desabafo sobre as críticas que esta recebendo sobre como se encontra o município, mas ela rebateu essas críticas, dizendo que encontro o município num estado de calamidade e que conta com vários aliados para fazer uma revolução no Apodi e que essas pessoas que estão usando de má fé com o governo ira colocar suas fotos e críticas feitas agora nesses primeiros meses de administração, no museu do desprezo, porque Gorete esta fazendo e fará muito mais pelo Apodi.
O evento finalizou com a fala da governadora dizendo que pretende atender ao pedido de construir o entreposto o mais rápido possível e que os recursos já estão na caixa econômica federal, relembrou do compromisso com o saneamento básico em Apodi, e que autorizou a conclusão da obra. Como também será recuperada totalmente a BR 405, trecho que liga Mossoró a Apodi. Falou sobre vários projetos de parceria com o governo federal, beneficiando os trabalhadores rurais. Tais como: Banco de Sementes, Luz Parar Todos, Compra Direta da Produção, Perfuração de Poços (convivência com o semi-árido) e Garantia Safra. Projetos importantes para o crescimento rural do nosso município.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Wilma de Faria assina ordem de serviço para construção do entreposto de mel em Apodi

Wilma de Faria no momento da assinatura da ordem de serviço

Menos de uma semana depois de estar em Apodi para assinar a ordem de serviço da construção do Parque Ecológico da Barragem de Santa Cruz, a governadora Wilma de Faria e o vice-governador Iberê de Sousa voltaram novamente ao município, porém, desta vez vieram para cumprir uma promessa feita na última de visita e anunciaram a assinatura da ordem serviço para a construção do entreposto de mel para o Território Sertão do Apodi.

Em sua ultima visita a Apodi na audiência da Casa de Cultura, a governadora foi surpreendida por um manifesto, organizado pela COOPAPI e pela COOAFAP, que cobravam a construção do entreposto para melhorar a produção e a qualidade do mel.

“Esta obra, que conta com recursos do Governo Federal com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Apodi, é uma importante conquista de todos os apicultores da região, e depois de muita luta e espera, chega para trazer o desenvolvimento para todos que fazem o Território Sertão do Apodi.” Afirmou Fátima Tôrres, presidente da COOPAPI.

O entreposto vai ficar localizado no Sítio Aurora, terreno doado pelo Governo do Estado na base da EMPARN e tem perspectivas de começar a funcionar ainda nesse ano de 2009.

Presidente da COOPAPI, Fátima Tôrres, mais um vez impressionou os presentes na Casa de Cultura

Apicultores levam faixa de agradecimento para a governadora

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Presidente da COOPAPI cobra entreposto de mel a Vilma de Faria

Associados da COOPAPI e COOAFAP pedindo a construção do entreposto de mel


Na última sexta feira, dia 19 de junho, dia em que a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Vilma de Faria, esteve em Apodi para uma audiência pública na Casa de Cultura, a presidente da Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (COOPAPI), Fátima Tôrres, aproveitou a oportunidade para cobrar da governadora a construção do entreposto de mel para o Território do Sertão do Apodi.

Fátima Tôrres preparou uma manifestação pacífica com cartazes, faixas e com a presença de vários associados da COOPAPI e COOAFAP. Surpresa com a ação, Vilma de Faria cedeu um espaço para que a presidente da COOPAPI pudesse falar e cobrar alguma atitude da governadora, já que o projeto para a construção do entreposto já estava pronto e o dinheiro também já estava liberado, só faltava a assinatura da ordem de serviço pela Governadora.

“Desde 2004 que o dinheiro para a construção do entreposto de mel vem, mas sempre volta porque faltava a ordem de serviço e interesse dos políticos, e não podíamos perder essa oportunidade de cobrar da governadora, pois não podemos passar mais um ano sem o entreposto.” Afirmou Fátima Tôrres. Ainda no discurso, a presidente falou: “Precisamos urgentemente da construção do entreposto de mel para o território do Sertão do Apodi, porque com essa obra nós vamos exportar nosso próprio mel, produzido por nossos apicultores, sem precisar alugar entreposto nenhum. Mostramos que sabemos fazer, pois no ano passado exportamos mel para os Estados Unidos e para a África, e olha que não tínhamos o entreposto, imagine se tivéssemos.”

Logo após as palavras da Presidente da COOPAPI e o do reconhecimento do público e dos políticos presentes, a governadora, Vilma de Faria e o vice governador, Iberê de Sousa, elogiaram a atitude de Fátima e anunciaram que a ordem de serviço já está pronta e só falta ser assinada. Iberê ainda afirmou que virá à Apodi para assinar a ordem de serviço.

Tudo indica que a construção do entreposto de mel começará ainda nesse ano e beneficiará os apicultores da região, melhorando a qualidade do mel produzido, fazendo com que exportem mel diretamente de Apodi e aumentem o lucro no produto.

Público presente no auditório da Casa de Cultura de Apodi

Fátima cobrando os políticos presentes na audiência

Presidente da COOPAPI, Fátima Tôrres
Momento em que a Governadora Vilma de Faria e o Deputado Estadual Mineiro conversam com Fátima

[leia]Reunião no Sitio Juazeiro I conta com a presença do secretário de agricultura Eron Costa.




A reunião da associação aconteceu neste domingo dia 21 de junho de 2009 às 9:00 horas, na sua sede, localizada no Sitio Juazeiro I, que é composta por 60 associados, onde foi discutido problemas existentes na entidade, pois a mesma se encontra com uma clientela desmotivada, por falta de recursos e projetos que não conseguiram para a comunidade.
Na fala do secretário comentou sobre as varias reuniões que tinha participado nesta associação, que as coisas têm que acontecer e que a secretaria pretende contribuir para a continuidade da mesma, que a secretaria conta com varias pessoas que atuam no meio rural através das cooperativas, onde pode ser incluída a comunidade para receber produtos da doação simultânea, tais como: peixe, mel, castanha, arroz etc. e que a entidade fizesse o cadastro para o corte de terra.
E que também a associação pode contar com o apoio da prefeita gorete, que até agora não mediu esforços para contribuir com a agricultura.
Falou também das dificuldades encontradas na secretaria, por falta de investimento nos últimos 8 anos, mas que está sendo feitas algumas ações para amenizar esses problemas e que nada chega de graça, sem esforço ou luta coletiva, enfocou também a necessidade da população rural não abandonar o campo, mas lutar por condições de vida melhor para que seus filhos não sejam destruídos pelo mundo do consumismo.
As lutas dos trabalhadores nunca foram fáceis, mais se a comunidade se unir e envolver se na busca de recursos, tudo é possível.


sábado, 20 de junho de 2009

[leia] Prefeitura de Apodi antecipa 50% do décimo terceiro salário para servidores municipais

APODI - Os servidores da Prefeitura Municipal de Apodi vão comemorar os festejos juninos com dinheiro no bolso. É que a prefeita da cidade, professora, Goreti da Silveira Pinto (PMDB), anunciou que na próxima segunda-feira estará antecipando 50% do 13º salário do funcionalismo publico municipal.
De acordo com o secretário Municipal de Administração e Planejamento, Genilson Gurgel, serão injetados mais de R$ 400 mil reais na economia local, favorecendo o comércio e aquecendo as comprar neste período de São-João em que Apodi também tem o santo como padroeiro da cidade.
A ação foi possível graças ao planejamento executado pelo município, que ajudou a organizar as despesas municipais, equilibrando o orçamento da Prefeitura. A prefeita de Apodi, Goreti Silveira Pinto, explicou que o pagamento do 13º salário é mais um compromisso que a Administração Municipal cumpre com os servidores da Prefeitura. "Sabemos que uma administração só se fortalece quando se tem respeito e valoriza os seus servidores. Junho é um mês de férias e de festas populares que acabam aumentando os gastos da família, portanto, nada mais justo que cumprir o nosso compromisso com os servidores, garantindo a antecipação de 50% do 13º", garantiu Goreti que ate o final do mês efetuara o pagamento referente ao mês de junho.
A prefeita informou que o pagamento dos servidores continua sendo uma prioridade de sua administração. Goreti Pinto adiantou que já autorizou ao secretário Genilson Gurgel que crie uma comissão para elaborar juntamente com o Sindicato dos Servidores do município de Apodi, comandado pelo professor João Bosco um Plano de Cargos, Carreiras e Salários contemplando todas as categorias de servidores municipais. A atual administração já implantou o plano para os servidores da Educação e Saúde.
"Reconheço a importância de todos os profissionais que ajudam na administração desta cidade. Hoje, estamos driblando todas as dificuldades orçamentárias da Prefeitura para atender da melhor forma possível os nossos funcionários. O servidor público é prioridade da minha administração", disse Goreti Pinto.
O pagamento dos 50% do décimo terceiro vai beneficiar diretamente mais de 1.000 servidores municipais estatutários e comissionados. A segunda parcela do benefício deverá estar disponível para saque no mês de dezembro.
Melhorias - Nos últimos meses, a Prefeitura de Apodi aprovou o Plano de Cargos, Carreira e Salários para os servidores da Educação e Saúde, respectivamente.

Fonte: Gazeta do Oeste

[leia]O secretário Eron Costa participa de reunião da ADSERER, no Sitio Soledade



A ADSERER realizou sua reunião mensal neste dia 07 de junho de 2009, no Sitio Soledade, onde a associação é composta por 52 associados, sendo que está na ativa 32 famílias, com a pauta sobre o programa do PDS (Programa de desenvolvimento sustentável). A assembléia contou com a presença do Secretario de Agricultura Eron Costa, que na sua fala informou sobre o grande avanço do PDS, que passou a ser gerenciado pelos trabalhadores, que a associação tem que elaborar o máximo de projetos e buscar recursos junto ao governo do estado e banco mundial, pois os recursos são liberados para as cidades que tiverem mais projetos.
O presidente da Associação Rosibério disse que a associação já participou de três cursos de capacitação sobre caprino-culura, apicultura e avicultura, mas não tiveram uma articulação para desenvolver nenhuma dessas culturas.
Também foi discutida a questão das 28 famílias que trabalham nas caeiras e nesta época do ano, passam por dificuldades por falta de trabalho e que é preciso organizar a cadeia da cal, com banco de dados, para futuramente buscar recursos junto a CONAB.
O secretario enfocar sobre a demanda da Secretaria de Agricultura e comentou da importância da mesma está nas comunidades conversando sobre os seus problemas e buscar projetos para o desenvolvimento delas, falando assim, da importância de fazer parcerias e trabalhar em conjunto para o crescimento do Apodi e comunidade.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

COOPAPI recebe Agricultores Familiares e técnicos do Estado da Paraíba.

A equipe da Coopapi nos dias 19 e 20 deste estão recebendo um intercambio de Agricultores e Técnicos da rede abelha Paraíba. O objetivo da visita é conhecer a nossa experiência em Comercialização de Mel e Produtos da Agricultura Familiar, na oportunidade o grupo irá visitar a região de areia onde funciona a casa de extração de mel do Sitio Retiro, a Unidade de Beneficiamento de sache e a fabrica de castanha no Sítio Córrego.O grupo ficará hospedado na Churrascaria e Pousada Apodi e na oportunidade irão visita a festa de nosso padroeiro São João Batista em Apodi e São Pedro no Córrego.

COOPAPI está graduada pela IAGRAM (incubadora agroindustrial de Mossoró).

A COOPAPI recebeu hoje pela manhã o Srº Valter Leite (Consultor do SEBRAE) especialista em criação e implantação de incubadora e o Mestre Giorgio Mendes Engenheiro Agrônomo gerente da IAGRAM, essa incubadora funciona no Campus da UFERSA em Mossoró.

A nossa Cooperativa foi incubada desde 2007 e este ano estamos passando de incubada para graduada, isto nos permite contribuir com as demais instituições incubadas transmitindo nossas experiências e contribuindo com o desenvolvimento de Agricultura Familiar e Economia Solidária do nosso Estado.

A reunião foi de planejamento das ações para este ano, onde discutimos como a UFERSA e o SEBRAE vai apóia a rastreabilidade do mel que um pleito da COOPAPI e da Secretária de Agricultura junto aos agricultores e a implantação dos BPF (Boas Práticas de Fabricação) exigência do ministério da Agricultura nas casa de mel.

Veja Imagens:




Festejos de São João Batista em Apodi

FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA 2009

TEMA: JOÃO BATISTA: CATEQUESE/MISSÃO DE EVANGELIZAR

LEMA: ANO CATEQUÉTICO: Toda Igreja na Missão de Anunciar a Palavra de Deus

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

18/06 – quinta-feira19:00hs – Novena e Missa

Animadores: JAV – IPE

Pregador: Pe. Tarcísio (Gov. Dix-Sept Rosado)

“No Deserto e Exortação à Conversão” (Lucas 3:1-18)

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

18/06 – quinta-feira 20:30hs – Arena Show – Apresentações juninas – Show de talentos apodienses – Quadrilhas/Shows (programas sociais de Apodi)]

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

19/06 – sexta-feira19:00hs – Novena e Missa

Animadores: E.C.C (1ª Sexta FeiraPregador: Pe. Erivon (Itaú)

“Prisão de Batista e Batismo de Jesus” (Lucas 3:19-22)

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

19/06 – sexta-feira 20:30hs – Apresentação na Arena Show – Concurso de Quadrilhas Estilizadas (várias cidades)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

[leia]Nota de esclarecimento do CDL não convence professores...

Esclarecimento do CDL não convence os professores que passaram pelo incidente desagradável no acontecido do dia 21 de maio de 2009. Pois alguns professores que fizeram as inscrições para o evento pelo 0800-SEBRAE, procuraram a sede do CDL-Apodi para maiores informações sobre o evento e como deveriam proceder para entra no mesmo. O que a atendente do CDL perguntou foi vocês tem o convite que o CDL está disponibilizando? Não? Então vocês não entram, mostrando um convite em mãos de maneira irônica. Depoimento da professora Lourdete Carlos, que acrescentou, ser humilhante a situação, não pelo fato de não poder ir, mas pelo tratamento que recebeu na sede do CDL-Apodi.
Podemos continuar com o depoimento da professora Fátima Nunes, que foi barrada na entrada do evento, sendo informada pela equipe da recepção, que tinha havido uma falta de comunicação entre o CDL-SEBRAE e o que iria prevalecer era os convites distribuídos pelo CDL-Apodi.
Dentre as citadas ainda compõem a lista 11 professoras da Sec. Municipal de Educação que fizeram suas inscrições pelo 0800 e que algumas delas também foram ao CDL e tiveram a mesma resposta.
E agora em quem podemos acreditar, já que nada disso vai mudar o fato acontecido, e que depois de todo o constrangimento causado, esperamos que não seja mais colocada em dúvida a palavra daqueles que passaram pelo inconveniente e tem como provar o que aconteceu.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Tradicional São Pedro do Córrego

Clique na imagem para ampliar

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Acompanhe mais fotos das filmagens

Eron fala da importância da apicultura para
o município de Apodi
Casa de mel do Sítio Retiro

Extração do mel

Produtos da COOPAPI

quarta-feira, 10 de junho de 2009

[leia] A Secretaria de Agricultura realiza reforma nas suas instalações

A Secretaria Municipal de Agriculrura está reformando as suas instalações para o melhor atendimento ao público. As reformas começaram na semana passada e já está nos últimos retoques.
"O prédio precisava de uma reforma, agora as pessoas que vinherem aqui terão uma estrutura necessária para um melhor atendimento." Afirmou o secretário Eron Costa.
Assim que assumiu a secretaria, Eron Costa vinha enfrentando problemas estruturais, principalmente com os computadores, já que todos eram antigos e estavam com muitos problemas de funcionamento.
Além da reforma na estrutura, a secretaria também recebeu materiais, computadores novos, condicionadores de ar e alguns movéis.
Pintura das paderes
Computadores novos ajudam a melhorar o atendimento
Entrada recebendo os retoques

Tv Rural está filmando documentário sobre a COOPAPI

A Tv Rural, que faz parte da assessoria de comunicação da EMATER-RN, está fazendo um documentário sobre a COOPAPI. Desde ontem, dia 09 de junho, uma equipe da tv se encontra na cidade de Apodi e já visitou as unidades de beneficiamento de castanha do Sítio Córrego e a do Sítio Laje do Meio.

O responsável pela equipe, Walter Cortez, afirmou que é importante mostrar o crescimento da apicultura e da cajucultura no Rio Grande do Norte, principalmente no interior do estado que dá bons exemplos de organização e cooperativismo.

A presidente da COOPAPI, Fátima Tôrres, também falou sobre a importância dessa divulgação: "O nosso objetivo é tentar divulgar nossos produtos para todo o Brasil, mostrar que o nosso mel e a nossa castanha são de ótima qualidade e não deixa a desejar na qualidade e na produção."

Esse documentário será exibido na Tv Assembléia, Tv Câmara e na SIMTV! (filial da RedeTV! no RN). Dias e horários ainda para serem definidos.
Algumas imagens das filmagens:
Filmagem na unidade de beneficamento de castanha do Sítio Córrego.

Repórter entrevistando uma cooperada.
Equipe da Tv Rural
Carro da Tv Rural.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

PRODUTOS DA COOPAPI E AMPC SÃO EXPOSTOS NA EXPO-FRUIT 2009

Secretario Eron Costa visita a EXPO-FRUIT

Futuros Engenheiros Agrônomos Ronimeire Tôrres e
Wedson Tôrres na EXPO-FRUIT

A COOPAPI e AMPC participaram de mais uma edição da EXPO-FRUIT 2009, na oportunidade foram expostos mel de abelha e castanha de cajú, o evento tem uma importancia significativa no calendario regional e conta com exposição de empreendimentos.


COOPAPI, AMPC E FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL REALIZAM CONFRATERNIZAÇÃO

Ilustres figuras, da esquerda para a direita Secretario Eron Costa, Rep. da Fundação Paulo Chacon, Presidente da COOPAPI Fatima Tôrres, Gerente BB/Apodi Robson Namara e Gerente BB/Mossoró.
Gerente da agencia BB/Apodi fazendo suas considerações apos a partida

Representante da Fundação Geter levando suas considerações aos presentes

Poetisa popular Deuzinha do Córrego recitando uma poesia sobre a COOPAPI/AMPC

No ultimo sábado dia 06/06/09 a AMPC em parceria com a Fundação Banco do Brasil, COOPAPI e AABB/Apodi, realizaram uma confraternização nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB de Apodi, o objetivo do evento era promover a integração entre a Fundação, AMPC e os cooperados prestadores de serviços na unidade de beneficiamento, o evento contou com parceiros que se fizeram presentes em grande numero no evento, a referida confraternização contou com um jogo de futebol, onde o time da Fabrica de beneficiamento de castanha de Córrego (TERRA FIRME FUTEBOL CLUB) enfrentou o time da AABB, placar final TERRA FIRME 3 X 1 AABB, após o jogo muita cerveja regada a carne de bode e feijoada.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

[veja] ACOMPANHEM MAIS FOTOS DA INAUGURAÇÃO DA FABRICA DE CASTANHA DA COMUNIDADE DE SANTO ANTONIO, SEVERIANO MELO.

Equipe da AMPC e COOPAPI no evento.
Casal de idosos da comunidade e um dos fundadores da associação
vista previlegiada da comunidade
O banquete pronto para ser servido.
Autoridades presentes na reunião: da esquerda para a direita: Presidente da Fundação Jaques Pena, Prefeito Municipal Silvestre Monteiro, Representante do SBRAE João, Representante da governadora Wilma de Faria e secretario de estado Canindé de França, Presidente da Associação Hamilton Rogerio, Deputado Fernando Mineiro e Gerente da agencia banco do Brasil/Apodi, Robson Namara.
Representante do fair trade, o cabadense Hugus e Paulo Chacon representante da Fundação Banco do Brasil
Presidente da Fundação Jaques Pena falando aos presentes
Presidente da Fundação Banco do Brasil Jaques Pena, Prefeito Municipal Silvestre Monteiro e Hamilton Rogerio Presidente da Associação de Santo Antonio no ato de inauguração da Fabrica.
A comunidade se fez presente em peso no evento.
Presidente da COOPAPI Fatima Tôrres possa ao lado do Presidente da Fundação Banco do Brasil Jaques Pena.
Placa inaugural da fabrica
Estrutura da fabrica de beneficiamento de castanha de Santo Antonio, Severiano Melo.
Hora de matar a danada da fome.
Turma do beneficiamento de castanha da AMPC fazendo a festa.
A comunidade de Santo Antonio no Municipio de Severiano Melo e parceiros inauguraram a fabrica de beneficiamento de castanha, uma mega estrutura que possibilirará aos socios da Associação dos Produtores de Castanhas de Santo Antonio - ASSANTO, beneficiar sua produção e vender diretamente ao mercado consumidor.

[veja] Comitiva de parceiros da Fundação Banco do Brasil Visita a COOPAPI

Parceiros discutindo projeto de apoio a cadeia do mel
Meiriane da Superintendência do Banco, Deputado Mineiro, Jacques Pena.
A marca Terra Firme e os produtos da COOPAPITem aprovação dos visitantes.