quarta-feira, 29 de abril de 2009

[leia] Aconteceu hoje mais uma reunião do Comitê Gestor do Compra Direta Local 2009

Reunião com os representantes das instituições

Reunião aconteceu hoje, no Centro do Idoso

Nesta quarta feira, dia 29 de abril, foi realizado no Centro Social do Idoso em Apodi, mais uma reunião do Comitê Gestor do Compra Direta Local. O comitê é composto por representantes das seguintes instiuições: EMATER, Sec. Agricultura, Sec. de Saúde, Sec. de Educação, Sec. Bem Estar Social, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, COOPAPI, COOAFAP, PETI, CREAs e CRAS.
Na oportunidade ficou decido entrar em contato com cada produtor para decidir a quantidade que cada um poderá fornecer. Ainda ficou decidido que será feito um fiscalização para evitar os atravessadores, já que o programa visa atender somente a agricultores familiares.
A entrega dos produtos começará na próxima Terça feira, dia 05 de maio de 2009, os produtos serão entregues no depósito da prefeitura, onde era situada a antiga "Vaca mecânica".
Vale lembrar que a Prefeitura de Apodi contribui com armazenamento e com a distribuição dos produtos para algumas instituições antendidas.

[leia] Técnicos da CONAB visitaram ontem a Região Sertão do Apodi

Clébson Lima, Fátima Tôrres e Fábio Oliveira nos estúdios da Rádio Vale do Apodi



A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) enviou, a pedido do superintendente, Francisco Jales, os técnicos Fábio Oliveira e Geovane Silva para fazerem um levantamento do preço do feijão na Região do Sertão do Apodi, já que esse preço será posteriormente estabelecido para comprar do feijão junto aos produtores. As cidades da região visitadas foram: Apodi, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Itaú e Umarizal.

Visando beneficiar os agricultores, a Secretaria Municipal de Agricultura de Apodi e a COOPAPI estão solicitando, junto a CONAB, a possibilidade de aumentar o preço de referência do feijão, fazendo assim com que o produtor ganhe mais. Vale ainda salientar que, a Prefeitura de Apodi está entrando com todo o apoio logístico e a COOPAPI colaborando com o armazenamento do produto.

Em entrevista a Rádio Vale do Apodi, o técnico Fábio Oliveira afirmou que CONAB já assinou um convênio com o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) e MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) até 2011, tendo assim recurso no estado para adquirir a produção da agricultura familiar e atender, através de doações, as instituições e famílias carentes do nosso estado.

[leia] A EMPARN realiza projeto nas águas da Barragem de Santa Cruz

Associados retirando a produção de Tilápias.

Tilápias prontas para serem tratadas e comercializadas.
Desde 2005 a EMPARN faz o acompanhamento técnico da AQUAPO (Associação dos Aquicultores de Apodi). Isso é faz parte de um projeto idealizado pela EMPARN para incentivar e capacitar pescadores para a criação e produção de peixes em gaiolas nas águas da Barragem de Santa Cruz.
A primeira fase do projeto, que durou até 2007, foi fase de implantação e capacitação. Já a segunda fase, que se inicia agora, consiste em trazer a consolidação do núcleo de piscicultura da barragem de Santa Cruz. A idéia é fazer em sete anos com que a AQUAPO se torne uma unidade modelo para servir de exemplos para outras comunidades e/ou associação e servirá também como uma unidade de treinamento na parte prática para demais associações do Sertão do Apodi que se interessarem.
Esse projeto conta com a parceria importante de alguns órgãos, como: DNOCS, SEBRAE e a Prefeitura Municipal de Apodi que doa toda a infra estrutura e transporte dos pescados. Hoje em dia, a associação possui cerca de setenta e quatro gaiolas para a criação de Tilápias e cerca de vinte e seis associados.
Para a realização do projeto, a equipe técnica se reúne periodicamente e faz o acompanhamento da associação. A equipe é formada pela coordenadora Ana Célia Barbosa e pelos responsáveis pela parte técnica, José Almir Diógenes Paiva, Rafson dos Santos, Ezequias Viana (coordenador da aqüicultura da EMPARN) e pelo o engenheiro Luciano de Oliveira (responsável pela parte do beneficiamento do peixe).

terça-feira, 21 de abril de 2009

Economia Solidária Cresce no país

Por Tássia Navarro
De acordo com o mapeamento realizado pelo Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (SIES) do Ministério do Trabalho e Emprego, o número de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) no Brasil vem aumentando. De 2003 a 2007 foram criados quase oito mil EES no país. Na década de 1990, durante esse mesmo período de quatro anos, o número era de 3.420.
Empreendimento Econômico Solidário é uma forma de produzir e vender artefatos em grupo. As "sobras", como é chamado o lucro nesse tipo de empreendimento, são divididas entre todos os membros da associação, cooperativa, empresa autogestionária, grupo de produção ou clube de troca de forma igual. Um dos propósitos desse tipo de empreendimento é a preservação do meio ambiente. O material ultilizado na confecção de alguns produtos é reciclável e doado pela população.
Um fator que chama a atenção no mapeamento é o aumento no número de empreendimentos formados exclusivamente por mulheres. De 383 existentes no Distrito Federal, são 134, ou 35%. Ainda existem os constituídos apenas por homens e por ambos os sexos, que são 35 e 214 respectivamente. Os índices do SIES mostram, ainda, que a maior concentração de Empreendimentos Econômicos Solidários do DF está em Ceilândia, com 65. Em segundo lugar está o Paranoá, com 64. Com menor número estão Cruzeiro, com apenas um EES, e Núcleo Bandeirante, com dois.
Um exemplo de Empreendimento Econômico Solidário é a Solidart, associação que produz confecções de bordados, croché, pintura, panos de prato, decupagem, bijuterias e artesanato em geral. São 16 mulheres entre 30 e 60 anos, que se reuniam na residência da presidente da associação, Marly Mello Pereira, e agora ocupam uma loja no Top Mall, em Taguatinga Norte, onde expõem seus trabalhos.
Elas começaram a trabalhar juntas e queriam ganhar dinheiro com seus trabalhos. Em uma visita à Administração de Taguatinga, a agente de desenvolvimento do Projeto Brasil Local, Patrícia Ferreira, explicou como funciona o projeto. As senhoras se interessaram e agora, com a ajuda de Patrícia, estão agindo para conseguir a CNPJ. O Brasil Local é um projeto do Governo Federal que apoia o desenvolvimento local sustentável por meio do fomento à organização de empreendimentos coletivos gerados pelos próprios trabalhadores. É coordenado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) do Ministério do Trabalho e Emprego.
Uma das associadas, Socorro Feijó de Oliveira, conta que desde pequena sempre gostou de pintar e aprendeu sozinha. Depois que casou, teve seus filhos e passou por vários problemas de saúde, não pôde mais se dedicar à pintura. Quando pôde voltar a pintar, foi chamada por Marly para integrar a associação e obteve uma grande melhora, tanto em sua saúde como em sua auto-estima. No ano passado, ela perdeu parte de dois dedos da mão direita em um acidente em sua máquina de lavar roupas e ficou quase um ano sem pintar. Mas agora, mesmo com pequenas dificuldades, continua fazendo seus trabalhos de pintura em panos de prato, tapetes e até telhas. "Foi uma grande melhora na minha vida. O artesanato é uma terapia, tenho vontade de passar para pessoas que sofrem de depressão ou outros problemas."
As 16 mulheres se reúnem quinzenalmente com a agente Patrícia para organizar o empreendimento. Elas participam de exposições e fazem cursos que aprimoram seus conhecimentos e trabalhos. Com a formação da associação, estão vendendo seus trabalhos para conseguir juntar o dinheiro necessário para se legalizar.A Economia Solidária move hoje, por mês, R$ 653 milhões, quase R$ 8 bilhões por ano. Segundo a chefe de divisão de promoção da SENAES, Aline Bezerra, "Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, consumir, tudo sendo feito sem prejudicar o meio ambiente e cooperando como iguais, com a crise, a economia solidária pode vir a se tornar um meio de dar emprego a quem precisa".
Fonte: Na Prática - Jornal Laboratório do IESB

sexta-feira, 10 de abril de 2009

[leia] III Conferência Territorial da Aquicultura e Pesca

CONVITE



Vimos por meio deste convidar 04 representantes desta Entidade para participar da Conferência Territorial da Aqüicultura e Pesca, que realizar se á nos dias 16 e 17 de abril, na Casa de Cultura Popular de Caraúbas/RN, com o tema: CONSOLIDAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE ESTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AQUICULTURA E PESCA.
Na programação do evento, haverá o Lançamento da Incubadora da Cooperativa dos Pescadores do Território e serão escolhidos os delegados para participarem da III Conferência Estadual de Aqüicultura e Pesca.


Contatos da SEAP no Território:
Fátima Lima (84) 9904-0882 (84) 9199-6330
Certos de contamos com a participação, agradecemos antecipadamente.
Natal /RN, abril de 2009.


Atenciosamente:




Ivanilson de Souza Maia
SEAP/PR RN

quinta-feira, 9 de abril de 2009

[veja] Imagens da Associação dos trabalhadores(as) Rurais de Paulista e Bela Vista.

Assembléia mensal

Arroz pronto para o beneficiamento

O secretário de Agricultura, Eron Costa, com dois trabalhadores associados.

terça-feira, 7 de abril de 2009

[leia] Associação dos trabalhadores (as) Rurais de Paulista e Bela Vista.

As associações acessarão o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA através da Companhia nacional de Abastecimento – CONAB. Formarão estoque de 450 Alqueires de arroz vermelho e estão com dificuldade para realizar a comercialização deste arroz.

Ontem dia 04 de abril realizou-se, a assembléia mensal das associações, que contou com a participação do secretário de agricultura de Apodi (Eron Costa) e a COOPAPI (Fátima Tôrres) onde discutiram as possibilidades de comercialização e beneficiamento do arroz. Fátima coloca a Base da COOPAPI a disposição para apóia na logística e elaboração de um projeto de Doação Simultânea através da CONAB, para que o arroz seja entregue diretamente nas escolas e instituições da região. Essa proposta possibilita a comercialização direta dos agricultores familiares contribuindo para o fortalecimento do associativismo e a geração de renda no campo.
O secretário Eron coloca a disposição à estrutura da secretária para contribuir com a produção do arroz na perspectiva de diminuir os custos de produção para que possamos no futuro bem próximo acessar o mercado normal de Apodi e região.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

EDITAL PRORROGADO‏

Foi prorrogado o Edital de abertura das inscrições para participação do Projeto Cultivando Saberes (etapa 2009), que é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), cuja execução está sob responsabilidade da Coordenação de Formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER), e em parceria com as instituições estaduais. O Projeto é uma união de esforços e experiências para ampliar e qualificar a prestação de serviços de ATER aos agricultores familiares. Adotando uma estratégia de formação em rede, o projeto capacita os extensionistas de nível médio, técnico e/ou superior para atuarem como formadores na capacitação de extensionistas de campo. Os Agentes de ATER que podem participar do projeto são os que já possuem vínculo empregatício com ONG, prefeituras, sindicatos de trabalhadores rurais, associações e cooperativas de agricultores familiares e demais instituições que prestam serviços aos agricultores. Podem se inscrever profissionais de todos os municípios do RN!!!!
A metodologia do Projeto Cultivando Saberes contempla uma capacitação de 80 horas, dividida em 2 módulos presenciais de 40 horas cada, e mais um módulo de visita as experiências dos Agentes de ATER junto aos agricultores. Na capacitação, são discutidas temáticas do contexto rural: Políticas Públicas para os Agricultores Familiares (PAA, Garantia Safra, Seguro Safra, Pronaf, entre outras), Metodologias Participativas para o trabalho de ATER, Agroecologia, Economia Solidária e muito mais.
Em 2008, já foram formados cerca de 20 Agentes de ATER, e para 2009, a meta está sendo ampliada para uma oferta de 35 vagas. A inscrição para seleção dos Agentes está em aberto até o dia 08 de maio e registrada em Edital, no site da EMATER: www.emater.rn.gov.br, onde contém demais informações a respeito.

O projeto também tem como objetivos:

-Qualificar técnicos extensionistas de campo que nunca tiveram, ou tiveram poucas oportunidades de formação continuada e de contato com as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar;
-Qualificar técnicos extensionistas para atuar como formadores;
-Desenvolver processos pedagógicos e metodológicos que possibilitem a formação de agentes de ATER em aspectos relacionados à agricultura familiar, Agroecologia, sustentabilidade, crédito rural, comercialização e outros temas transversais, visando aprimorar sua intervenção junto às famílias agricultoras com relação ao processo de planejamento e gestão de suas atividades produtivas e a construção de estratégias de desenvolvimento rural sustentável;
-Estabelecer formas e processos de socialização de conhecimentos e formação continuada, a partir da criação de uma rede de agentes de ATER;
- Implementar as políticas e programas do MDA voltadas para a agricultura familiar, integradas às dimensões do desenvolvimento sustentável e pautadas nos princípios da Agroecologia;

O Projeto "Cultivando Saberes" tem abrangência nos 09 estados do nordeste brasileiro mais o Pará. A inscrição para seleção dos Agentes está em aberto e registrada em Edital até o dia 08 de maio de 2009, no site da EMATER: www.emater.rn.gov.br, onde contém demais informações a respeito.